Como consultar o saldo de contas inativas do FGTS
9 de janeiro de 2017
Edital do Ciclo Carnavalesco 2017 é lançado pela Prefeitura
9 de janeiro de 2017

Boleto para pagamento do IPVA 2017 já está disponível

Todo começo de ano é tempo de começar a se planejar para o pagamento de diversos impostos e tributos. Dentre eles um dos que já podem ser pagos é o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotivo (IPVA). O boleto para o pagamento do IPVA já está disponível desde a semana passada para ser emitido através do site da Secretaria da Fazenda do Ceará.

Em 2017, espera-se que mais de dois milhões de usuários paguem o IPVA 2017. E em tempos de crise, eles ganharão uma “ajudinha” para o pagamento.

A Sefaz ressalta que não fará envio dos boletos de IPVA pelos Correios e que a rede arrecadadora inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNB, Bradesco, casas lotéricas e Farmácias Pague Menos. Ou seja, é necessário emitir o boleto pela internet.

ipva-2017Este ano, os usuários ganharam uma nova facilidade para ficar em dia com o imposto: um maior prazo para o pagamento visto que agora a taxa agora passa a ser parcelada em até cinco vezes. Antes, o prazo para o pagamento do IPVA era de apenas quatro meses. Para emitir o boleto – independente de ser efetuado à vista ou parcelado – basta gerar o Documento de Arrecadação eSocial (DAE) utilizando informações como a placa e o Renavam do veículo. Depois, basta quitá-lo e ficar em dia com as suas obrigações.

Quem optar por pagar o IPVA 2017 em uma única parcela, vai receber um desconto de 5% sobre o valor até 31 de janeiro. Já quem optar por parcelar o imposto não receberá nenhum desconto. As parcelas não podem ser inferiores da R$ 50 e deverão ser pagas nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 10 de abril, 10 de maio e 12 de junho de 2017.
ipva-20173
Micro-ônibus, topics, vans e ônibus intermunicipais que fazem transporte público, ônibus urbano e metropolitano, táxi e mototáxi, automóveis de deficientes físicos, veículos com potência menor que 50 cilindradas, máquinas agrícolas e de terraplenagem, transporte com mais de 15 de fabricação e veículo de corpo diplomático são isentos do pagamento do imposto.

Com o imposto, o Governo do Ceará prevê arrecadar R$ 828.562.883,17, sendo que 50% pertence ao Tesouro Estadual e os outros 50% aos municípios cearenses.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *