Exposição traz vida e obra de Paulo Freire
27 de setembro de 2021
Secultfor lança o Edital de Credenciamento de Pareceristas
28 de setembro de 2021

Bolsa de estudo – Entenda como conseguir uma na faculdade

bolsa de estudo

A faculdade é uma das fases mais importantes da vida de muita gente, não é verdade? Se você sonha em fazer uma graduação e viver a experiência da faculdade mas as mensalidades pesam no bolso, existe uma solução. Pensando nisso, o Pátio Hype preparou essa matéria com tudo que você precisa saber sobre como conseguir uma bolsa de estudos. Confere aí!

Antes de mais nada, ao escolher uma graduação é preciso levar em consideração todos os gastos que envolvem as atividades do curso. Além das mensalidades, existem gastos com roupas para aulas práticas ou equipamentos de aprendizado, por exemplo.

bolsa de estudo

1 – O que é uma bolsa de estudos?

Em primeiro lugar, as bolsas de estudo servem para auxiliar aqueles estudantes que não possuem o dinheiro para custear as mensalidades. Para muitos, essas oportunidades ajudam a realizar sonhos e facilitam o longo caminho que ainda tem que ser percorrido.

Além disso, existem duas modalidades de bolsas para te auxiliar a adentrar no ensino superior.

  • A primeira delas, são as bolsas que cobrem os custos da mensalidade do curso: Podem ser parciais, oferecendo descontos de até 80% ou integrais, oferecendo 100% de desconto na mensalidade
  • A segunda modalidade, são as bolsas que pagam ao estudante uma quantia mensal. Ao invés de pagar a mensalidade, o auxílio monetário vai direto para o estudante.
bolsa de estudo

2 – Como conseguir uma Bolsa de estudo?

De antemão, existem diversas formas de conseguir uma bolsa de estudos. Cada modalidade tem suas diferenças e seus requisitos. Dito isso, vá junto a instituição para ver qual modalidade mais satisfaz suas necessidades.

ProUni

Começando pelo meio mais conhecido de conseguir uma bolsa de estudos no brasil. O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma ação do governo federal que oferece bolsas integrais e parciais de 50% do valor para graduações em faculdades particulares presenciais ou EAD.

Para concorrer a uma vaga, o candidato não pode ter diploma de nível superior e deve ter participado da edição mais recente do ENEM, com nota maior ou igual a 450 pontos na média das provas e desempenho acima de zero na redação. Ainda assim, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Mérito acadêmico

A maioria das faculdades privadas ofertam bolsas parciais para os alunos com um bom desempenho nas avaliações. Os critérios mudam de instituição para instituição. Mas, as boas notas sempre são essenciais para os alunos que querem um auxílio financeiro. Portanto, dedique-se!

Lembre-se de ficar de olho nos editais e de se informar o máximo possível acerca das vagas e oportunidades de bolsas de estudo por mérito acadêmico que vão surgindo.

Quero Bolsa

Cobrindo mais de 200 cursos em todo o país e com parcerias com milhares de instituições, o Quero Bolsa é um site que oferece boas oportunidades para entrar nas instituições particulares

No entanto, o Quero Bolsa é só um auxílio e não existe a opção de bolsas integrais, mas, aqui os descontos ofertados duram até a conclusão do cuso.

Educa Mais Brasil

Por fim, semelhante ao quero bolsa, as oportunidades do Educa Mais Brasil são ofertadas no site do projeto e é preciso consultar a disponibilidade de vagas para o curso que você deseja.

Se houverem vagas, você pode fazer o processo seletivo e concorrer há descontos que chegam até a 75% da mensalidade e duram a graduação toda.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo o que mais chamou a sua atenção nessa matéria. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ver mais conteúdos como esse. Até a próxima!

Fotos: re´produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *