Segundo pesquisa realizada pelo serviço digital de monitoramento musical Musicmetric, o Brasil é o quinto país com o maior número de downloads ilegais de arquivos de música na internet. O grande levantamento, chamado de Index da Música Digital, analisou o volume de downloads de música feito por Torrent, que é o método mais comum usado para baixar arquivos digitais, o que aconteceu durante os seis primeiros meses do ano.
Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar na lista da pirataria de música online – o que não é surpresa para ninguém – foram mais de 96 milhões de downloads ilegais. Em segundo lugar está a A Grã-Bretanha, com cerca de 43 milhões e o Brasil, em quinto, com mais de 19 milhões de downloads, atrás da Itália e do Canadá.
Em todo o mundo, mais de 3 bilhões de músicas foram baixadas a computadores usando Torrent, protocolo que permite que pedaços do arquivo sejam baixados de forma compartilhada e aleatória, sendo reconstituídos no final do processo, durante o período coberto pela pesquisa.
Foto: Reprodução