Em 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o “Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo”. A iniciativa desde então visa fomentar a discussão sobre os direitos das pessoas com autismo, sob a ótica dos direitos humanos. Em defesa desses direitos surgiu em 2008 a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça), que é filiada à Rede Latino-americana de Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (RIADIS).
Com o tema “Pessoa autista protagonista de um Brasil mais inclusivo”, o Abraça está propondo uma roda de conversa que promete desmistificar muitos tabus e preconceitos. As ações da campanha em Fortaleza começam amanhã (31), na Casa da Esperança (parceira da Abraça). De acordo com Alexandre Mapurunga, presidente da Associação, o objetivo é buscar a conscientização da sociedade, de modo que as pessoas compreendam os direitos dos autistas.
Promover um País mais inclusivo está entre as principais diretrizes trabalhadas pelo movimento. Entre as temáticas a serem discutidas durante a mobilização estão os avanços trazidos pela nova Lei Brasileira de Inclusão e a importância de políticas públicas inclusivas, transversais e articulares para atenção, proteção e garantia dos direitos das pessoas com autismo.
“Esse é um movimento que trata de valorizar a igualdade, reconhecer a diversidade, mostrando que autismo é um jeito de ser, não uma doença”, ressalta Beatriz Xavier, integrante da associação e coordenadora do Árvore Ser, grupo de estudos aplicados em direito da pessoa com deficiência da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.
A Nova Lei Brasileira de Inclusão, que entrou em vigor no dia 2 de janeiro deste ano, amplia a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e prevê punições para atos discriminatórios.
No dia primeiro de abril, será realizado um ato público na Praça do Ferreira, das 14 às 17 horas. Para encerrar as ações acerca da temática dos direitos das pessoas com autismo, o assunto será abordado no dia 11 de abril em audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará, às 14 horas.
Fotos: Reprodução.