Conquistar clientes fora do Brasil pode originar excelentes oportunidades de crescimento e para os empreendedores de micro e pequenas empresas que sonham em exportar seus produtos, a novidade é que eles podem ganhar uma ajudinha extra em breve.
Para incentivar exportações dos pequenos negócios ainda neste ano, o presidente do Serviço de Apoio Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, juntamente com o Itamaraty, elaboraram um projeto intitulado de Simples Internacional.
A primeira parceria do Simples Internacional, ao que tudo indica, deverá ser feita com a Argentina, país com o qual o Itamaraty tem mantido um diálogo mais amplo. Além de ampliar o número de empresas que exportam, a iniciativa permitirá redução de custos e de tempo nas operações comerciais.
A ideia inicial é que as às micro e pequenas empresas brasileiras possam fazer negócios com outros países do Mercosul, em uma moeda comum para todos os membros do bloco, sem o dólar como lastro, pois a moeda norte-americana dificultaria algumas transações comerciais entre empresas de pequeno porte. Se houver sucesso, o alvo seguinte será a África.
De acordo com o presidente do Sebrae, o Simples Internacional irá permitir que se coloque em prática a determinação prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que assegura acesso dos pequenos negócios ao mercado externo”.
Para Afif Domingos, mesmo que os pequenos negócios representem pouco das exportações, eles significam 95% do universo de empresas no País. “Todas as empresas que faturam até R$3,6 milhões por mês, ou seja, as que são consideradas por lei de micro e pequeno porte, poderão se beneficiar”.
Saiba mais:
A ideia foi apresentada por Afif Domingos pela primeira vez no ano de 2013, durante uma reunião com a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Bom, pelo que depender do presidente do Sebrae, quem tem micro e pequenas empresas também já podem começar a se preparar para ir além das fronteiras do Brasil.
Fotos: Reprodução.