Brasil registra um alto número de denúncias de abuso sexual de crianças por hora

Comportamento|Crianças

A última segunda-feira (18) foi marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e um dado assustador foi revelado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

De acordo com dados da Secretaria, a cada hora, em média três acusações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foram registrados em 2014, ou seja, em torno de 67 notificações por dia. Foram 24.575 queixas pelo serviço gratuito de denúncias do governo federal, o Disque 100. Dessas denuncias, 19.165 são relativas a abuso sexual e as outras 5.410 a exploração sexual. Entre os estados que apresentaram o maior número de denúncias estão São Paulo, Santa Catarina e o Distrito Federal.

A criança que sofre ou sofreu algum tipo de violência sexual sentirá as consequências a curto e longo prazo, acarretando o surgimento de sintomas como medo generalizado, agressividade, culpa, vergonha e, em alguns casos, o isolamento, sendo essencial o papel da família para a recuperação física e emocional dessas crianças.

abs1Denunciar é um dos meios de tentar mudar esta dura realidade e pode ser feito por qualquer pessoa, com a garantia do anonimato. ”A gente não precisa dizer quem denunciou, o importante é que seja averiguada a denúncia e que seja prestada a assistência”, disse a conselheira tutelar Lourdes França. Já para Flávio Debique, gerente técnico de Proteção Infantil e Incidência Política da ONG Plan International Brasil, as queixas mostram apenas a cereja do bolo de um problema imenso: “As denúncias revelam uma parte dessa realidade porque a maioria dos casos não chega a ser denunciada”, afirma.

Acusações sobre esse tipo de crime podem ser realizadas não só pelo Disque100 como também nas delegacias da Polícia Civil, promotorias de justiça, conselhos tutelares e também nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do seu município.

O serviço do Disque 100 funciona diariamente das 8 às 22 horas. Se você vir ou presenciar algo errado ou suspeito, denuncie imediatamente! Não deixe de fazer a sua parte por um mundo mais seguro para nossas crianças!

 

Fotos: Reprodução.

 

Inscreva-se na nossa newsletter