A reunião do Brics (Brasil, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que teve início nesta quarta-feira (28), em Nova Délhi, Índia, já começa a dar resultados positivos nas relações comerciais entre os cinco países. Hoje o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, anunciou que o Brasil está preparando o lançamento de um satélite geoestacionário de comunicação, com o intuito de proporcionar banda larga a todos os municípios do país.
O Brasil busca na Índia uma cooperação técnica para o satélite. O equipamento será construído e lançado sob responsabilidade da Telebras e da Embraer, com custo estimado de R$ 750 milhões. “Vamos fazer um concurso internacional que abre a possibilidade a uma cooperação tecnológica importante”, disse Raupp. Com o satélite os 5.566 municípios brasileiros vão poder acessar a banda larga para os serviços de internet e telefonia móvel 3G.
O Brasil ainda prevê o lançamento de um satélite em parceria com Índia e África do Sul com a finalidade de observação do clima no Atlântico Sul, que permitirá aos pesquisadores “entender as anomalias com o campo magnético terrestre que deixam passar as radiações ultravioletas”. Outros três satélites devem ser lançados em parceria com a China, um deles previsto para este ano e outro para 2014. Raupp considera a cooperação entre os dois países, que já vêm de longa data, “estratégica”.
Foto: Reprodução