No comando de uma Ram 1500 Rebel original de fábrica, a pilota de rally Amanda Vasconcellos se tornou, no último mês de abril, a primeira brasileira a superar os 6 mil metros de altitude da Cordilheira dos Andes em uma picape 4×4. Este é um recorde histórico e homologado. Ao lado do também piloto Renato Perotti, ela atingiu exatos 6.018 metros, com ventos de 75 km/h e temperaturas negativas de até – 7°C.
Para se ter uma ideia, essa altitude – cerca de 20 mil pés – é equivalente à de um voo em avião comercial. Ao longo da jornada, a falta de oxigênio sempre foi a grande preocupação, pois poderia afetar a capacidade física e cognitiva da equipe. Nesse quesito, o trabalho de aclimatação foi fundamental. “Na Cordilheira tudo é imenso: as montanhas, o frio, o desafio. Só quem vive essa experiência de conduzir um 4×4 na altitude pode entender o tamanho do esforço e o significado dessa conquista. Aos 40 anos, essa vitória é um dos legados que deixo para as minhas filhas”, celebra Amanda.
Renato Perotti investiu cinco anos de sua vida para realizar o projeto de chegar aos 6 mil metros pela primeira vez em 2016. “Ter a oportunidade de reviver esse objetivo ao lado da Amanda se transformou no sonho de toda a equipe. Foram semanas de preparação no Brasil para enfrentar um off-road de nível extremo, com areia, cascalho, penhascos, desfiladeiros assustadores, subidas muito inclinadas, neve, gelo, pedras e passando por locais isolados em um raio de 100 km sem sinal de vida”, destaca.
Aventura nos Andes vira websérie
Toda a aventura foi documentada na websérie “Desafio dos Andes”, cujo episódio inicial já está no ar no canal do YouTube do projeto. As oito partes restantes serão divulgadas ao longo das próximas semanas: episódios 2 a 5 em 15 de junho e os episódios 6 a 9 em 15 de julho.
O “Desafio dos Andes” foi uma aventura de 8 mil km que demandou muito planejamento, bons equipamentos, coragem e profissionalismo. A partida foi em Campinas, interior de São Paulo, no dia 1° de abril, retornando à mesma cidade exatamente duas semanas depois. O percurso incluiu, entre outros locais, Miranda, Portezuelo, Chilca e Las Placetas, além de parte do trajeto já usado durante o tradicional rally Dakar na Argentina.
Fotos: Reprodução