Brasileiras criam sorvete para aliviar os efeitos da quimioterapia

Hype do Bem|Hypeando
sorvete para aliviar os efeitos da quimioterapia

Todos os dias, milhares de pessoas lidam com um inimigo em comum o câncer. E, infelizmente, uma das partes mais difíceis dessa batalha é lidar com os efeitos da quimioterapia. O enjoos e o mal-estar causado pelas fortes medicações assustam muita gente. Mas pacientes oncológicos já podem ter um pouco mais de conforto para lidar com esses efeitos colaterais. Isso porque uma universidade brasileira desenvolveu um sorvete especial destinado a pacientes com câncer!

Uma equipe de nutricionistas da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) está trabalhando em um sorvete que funciona como suplemento alimentar para pacientes sob quimioterapia. Ou seja, além de aliviar náuseas e enjoos, ele ainda complementa nutricionalmente a dieta dos pacientes. A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2018 e apresenta excelentes resultados. Então, agora, o sorvete está em processo de distribuição para outros estados. O Hospital da Baleia, em Belo Horizonte (MG), por exemplo, é uma unidade de saúde que passou a utilizar o alimento.

Aliviando os efeitos da quimioterapia com sorvete

A ideia de criar o sorvete resultou do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) no Hospital Universitário da UFSC, da nutricionista Paloma Mannes. Ela é especialista em Saúde com Ênfase em Alta Complexidade. Juntamente com sua preceptora Akemi Arenas Kami, e sua orientadora, Francilene Gracieli Kunradi Vieira, ela desenvolveu a pesquisa que chegou ao sorvete.

Equipe de pesquisadoras que desenvolveram o sorvete que alivia os efeitos da quimioterapia
Equipe de pesquisadoras da UFSC

O alimento é feito com ingredientes diferentes dos sorvetes tradicionais. “O que desenvolvemos contém açúcar orgânico, a polidextrose, que é uma fibra solúvel, a proteína isolada de soro de leite, mais conhecido como whey protein, e o azeite de oliva sem sabor”, contou a pesquisadora Francilene ao site da BBC. O resultado foi um produto nutricionalmente mais denso que o sorvete comum feito especialmente para quem precisa de altos índices de reposição energética. Isso porque, para dar um exemplo, 26% da composição do sorvete é proteína. E ele já está sendo produzido em parceria com uma fábrica de sorvetes local, sendo destinado aos pacientes quimioterápicos.

Resultados comprovados

Marcella, paciente oncológica que toma o sorvete para aliviar os efeitos da quimioterapia de blusa preta com o sorvete na mão
Marcella Cunha tem linfoma de Hodkins e sorvete ajuda a aliviar os desconfortos da quimioterapia

Para Marcella Cunha, paciente sob quimioterapia, o sorvete é uma ajuda e tanto em seu tratamento. “O sorvete é muito gostoso, refrescante, alivia as minhas dores e irritações no sistema digestivo, é nutritivo e me causa muito prazer ao enfrentar momentos de mal estar geral. Por ser um suplemento alimentar, me ajuda a não perder peso e a vencer a fraqueza, pois muitas vezes não consigo me alimentar, por causa do inchaço na garganta e das irritações estomacais”, contou ela.

Não precisa ser paciente oncológico para imaginar como qualquer coisa que possa trazer conforto e aliviar os sintomas da quimioterapia é bem vindo, não é mesmo? Que ótima iniciativa!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter