Brasileiro cria luvas biônicas que fazem Maestro João Carlos Martins voltar a tocar

Hypeando|Inspiração da Semana
Maestro João Carlos Martins de blusa vermelha tocando piano com as luvas biônicas

Não é preciso ser fã de música clássica ou erudita para conhecer a trajetória emocionante do Maestro João Carlos Martins. Isso porque a história do pianista brasileiro, que aos poucos perdeu o movimento das duas mãos, fez tanto sucesso que virou até filme. Mas, recentemente, o Maestro João Carlos Martins foi visto tocando piano novamente. Em um vídeo emocionante, vemos o músico ir às lágrimas pode poder continuar sua paixão com a ajuda de um acessório simples. Trata-se de uma espécie de luva biônica. E se você acha que essa tecnologia é cara ou importada, está enganado! A luva é 100% nacional e não custa nenhum absurdo!

mãos do maestro João Carlos Martins com as luvas biônicas sobre um piano

O acessório usado pelo maestro se chama Luvas Extensoras Biônicas e foi criado pelo designer brasileiro Ubiratan Bizarro Costa, mais conhecido como Bira. As luvas biônicas são feitas em neoprene, aço mola e uma base em fibra de carbono. Parte dela é impressa em uma impressora 3D e cada protótipo custou ao seu “inventor” uma média de R$500.

As luvas biônicas que devolveram a vida ao maestro

Designer que criou a luva biônica segurando sua invenção com um computador ao fundo
Bira, o criador das luvas biônicas

No começo do ano, Bira viu uma reportagem no Fantástico em que João Carlos Martins anunciava sua aposentadoria. Então, ele resolveu tentar fazer algo que pudesse ajudar o maestro. Ele queria desenvolver um produto que fizesse o músico tocar piano utilizando os próprios dedos, não próteses. Após pesquisar, ele desenvolveu o primeiro protótipo. Quando enfim conseguiu mostrar seu trabalho ao maestro, os dois passaram a trabalhar juntos. Na terceira versão das luvas biônicas, enfim João Carlos Martins voltou a tocar piano.

https://www.instagram.com/p/CFb35S8nP0N/

Agora, Bira criou um site para vender suas luvas biônicas e ajudar pessoas que sofreram com a perda parcial de movimentos das mãos. Nele, o acessório é vendido por R$749. O designer contou ao portal UOL que não tem praticamente nenhum lucro com a venda das luvas. Isso porque ele quer ajudar pessoas como ajudou ao maestro.

Histórias assim fazem a gente ter um pouco mais de esperança no mundo, não é mesmo?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter