Brasileiros conquistam medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Biologia

Acontece|Atualidades|Brasil
O Brasil conquistou três medalhas de bronze na 27ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês), realizada Vietnã, no último final de semana. Os alunos Victor Tsuda e Matteo Ebram, de São Paulo, e Bruno Valério, do Paraná, liderados pelos professores Ricardo Oda, da plataforma on-line de educação Descomplica, e Daniel Barreto, do Curso Etapa de São Paulo, voltaram para o País cheios de orgulho no peito.
 Mais de 250 alunos do ensino médio, de 72 países, participaram da competição, composta por uma maratona de provas práticas e teóricas. Bioquímica, botânica, zoologia e biologia molecular foram alguns dos temas que os estudantes precisavam dominar para se sair bem nos testes. O primeiro lugar na colocação geral foi ocupado por um estudante de Cingapura.

O time brasileiro foi selecionado na última edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que contou com a participação de aproximadamente 70.000 alunos em sua primeira fase. Em setembro, o Brasil sediará, ainda, a 10ª Olimpíada Ibero-americana de Biologia, que acontecerá na Universidade Brasília (UNB), na capital federal.
É importante ressaltar que, além das medalhas de bronze, o Brasil foi o melhor país ibero-americano da Olimpíada Internacional de Biologia. Os espanhóis e portugueses ganharam duas e uma medalha de bronze, respectivamente. Argentina, México e Costa Rica não obtiveram medalhas.
Olimpíada Internacional de Biologia 2
De acordo com o professor Rubens Oda (RJ), líder da equipe junto com o professor Daniel Berto (SP), eles não tem muitos motivos para comemorar. ” não houve investimento do governo para nossa participação internacional, as próprias escolas dos alunos pagaram nossa participação. Países como China, EUA, Coreia e Cingapura sempre conseguem as medalhas de prata e ouro”.  Este ano o primeiro colocado geral na Olimpíada Internacional de Biologia foi de Cingapura.
Como participar
Os alunos que têm interesse em representar o Brasil nas próximas edições das Olimpíadas Internacional e Ibero-Americana de Biologia devem se inscrever na OBB do ano que vem. O cadastro é bem simples. Primeiramente, é preciso que um professor da escola se credencie pelo site da OBB. Depois, esse mesmo professor inscreve cada aluno na olimpíada.
Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter