Brincadeiras folclóricas para as férias da garotada!

Comportamento|Crianças

Estamos em pleno período de férias e o que não falta em Fortaleza é sol, calor e espaço ao ar livre para os pequenos brincarem. Que tal fazer com que eles larguem o videogame, o computador, o celular e todos os outros aparelhos tecnológicos e se dediquem a coisas muito mais saudáveis?!

Você certamente já ouviu falar em “brincadeiras populares ou brincadeiras folclóricas”, que são aquelas passadas de geração em geração, mantendo suas regras básicas de origem. Muitas dessas brincadeiras existem há séculos, e por conta disso podem variar de acordo com a região do Brasil, mas sempre têm o mesmo objetivo: a diversão!

A preservação destas brincadeiras é muito importante para a nossa história e o folclore. Na última quinta-feira (13) nós demos algumas dicas de lugares para curtir com as crianças; hoje, o No Pátio apresenta algumas das brincadeiras mais famosas e interessantes que até divertem a galerinha de diversas faixas etárias.

Pipa: Aqui no Ceará também conhecemos como Papagaio ou raia. Esta é uma brincadeira geralmente praticada por meninos. As pipas são feitas de papel de seda colorido e varetinhas de madeira. Em dias de vento, elas são soltas e através do fio que as prende a um carretel, assim é possível manuseá-la nos céus. No entanto, é sempre bom lembrar que as pipas não devem ser soltas perto de rede elétrica. O bom mesmo é solta-las em locais abertos e ventilados como a praia!

Esconde-esconde: A criança tem de se esconder e não ser encontrada, a criança que deverá procurar os demais elementos do grupo deve permanecer de olhos fechados e contar até 10 para que todos tenham tempo de se esconder. Após a contagem, a criança sai em busca dos amiguinhos que estão escondidos. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.

Pega-pega: Esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo!

Bolinha de gude: Aqui no Ceará essas bolinhas coloridas são mais conhecidas como bilas. Feitas de vidro, são jogadas num circulo feito no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário e tira-la de dentro do circulo  para ganhar pontos ou a própria bola do colega.

Pião: Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. São um dos brinquedos prediletos das crianças do interior cerense. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.

Agora que já demos algumas dicas, que tal aproveitar o sol daqui, largar os apetrechos tecnológicos e curtir essa alegria?!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter