Brincar na infância é mais importante do que atividades extras

Comportamento

Você é daqueles que enche o seu filho de atividades extracurriculares? Atenção! Muitas vezes, no intuito de oferecer sempre o melhor para os filhos, alguns pais acabam exagerando na dose de tarefas. Todo cuidado é pouco! Afinal, sabemos que criança precisa de liberdade também!

De acordo com a psicóloga Cyntia Boscovich, “Brincar é tão importante para a criança quanto alimentar-se, dormir, ir à escola. As crianças adquirem experiência brincando e elaboram vários sentimentos. Brincando, as crianças dominam os impulsos e dão escoamento à angústia. Brincar favorece a espontaneidade, que a acompanhará por toda a vida”, afirma.

Para muitos especialistas o essencial na hora de escolher atividades extras para o seu filho é se comprometer com a qualidade e o bem estar da criança. “Avalie o bem-estar e o benefício que determinado curso pode oferecer. E observe se o seu filho aguenta tal responsabilidade”, ensina a psicopedagoga Silvia Amaral de Mello Pinto.

Mas para quem quer “acertar na mosca” na hora de escolher uma atividade para seu filho, a melhor opção é sempre o diálogo. “Qualquer escolha tem de ser negociada. Hoje, cada vez mais cedo, elas conseguem se expressar. E se perceber que seu filho não está aproveitando, melhor adiar para outra oportunidade”, revela o psicólogo Fernando Elias José.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter