Brinquedos envolvidos com sustentabilidade!

EcoFriendly|Novidades|Sustentabilidade

Ser sustentável é muito importante atualmente, por isso muitas empresas estão adotando medidas inovadoras e inteligentes para causar um menor impacto ao meio ambiente com o que é produzido em suas fábricas. Foi o que aconteceu com a empresa norte-americana de brinquedos Mattel, que decidiu usar material reciclado ou de fibras sustentáveis na produção de 70% das embalagens de papel que envolvem seus produtos, até o final de 2011, e esperam aumentar esse número para 85% até o final de 2015.

“Estamos empenhados em promover a utilização de papel de origem sustentável e fibra de madeira em todo o nosso negócio, começando com a embalagem”, informou Lisa Marie Bongiovanni, vice-presidente da Mattel, em uma declaração à AFP.

A decisão foi tomada após meses de pressão do Greenpeace, para que a Mattel deixasse de usar produtos da Asia Pulp and Paper, empresa responsável pela destruição acelerada das florestas tropicais da Indonésia. Essa informação está no site do Greenpeace, onde também consta que a medida adotada pela maior empresa de brinquedos do mundo envia uma mensagem de conscientização para outras empresas: para ser uma empresa responsável é necessário que o desmatamento esteja fora do processo de produção.

Entre os protestos do Greenpeace, foi anexada uma grande faixa com a foto do boneco Ken, onde se lia “Barbie, acabou. Eu não namoro garotas que se envolvem com desmatamento”, na sede da Mattel, em El Segundo, nos Estados Unidos. A frase faz referência ao casal mais famoso do mundo dos brinquedos. Foram também publicadas fotos da Barbie derrubando árvores com uma motosserra.

De acordo com o comunicado “a Mattel reconheceu que não poderia permitir que suas cadeias de abastecimento incluíssem produtos provenientes do desmatamento e que as embalagens de brinquedo não deveriam vir às custas das florestas tropicais e do habitat do tigre”. A iniciativa também visa aumentar a quantidade de papel reciclado utilizado nos negócios da empresa bem como impulsionar o uso de produtos de madeira certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC).

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter