No verão, ir à praia e pegar uma cor é fácil, mas manter o bronzeado é uma tarefa difícil para algumas mulheres, principalmente as mais branquinhas
Pele bronzeada é sinônimo de saúde e beleza realçada. Mas uma aparência saudável vai além de pele dourada, pois a exposição excessiva, inadequada e sem proteção pode se tornar extremamente nociva. Portanto, é preciso cuidado e proteção para garantir uma cor saudável e duradoura.
O bronzeamento é uma reação do corpo, que “escurece” após sofrer agressão dos raios solares. No final do processo, ocorre a liberação de melanina, o que dá a cor do esperado bronzeado. Infelizmente, a produção de melanina depende do fototipo de cada um. Por isso, as peles claras não conseguem um bronzeado como as peles morenas.
O bronzeamento deve ser feito de maneira gradual, sempre com proteção. Sempre tomar banho com agua corrente após banho de mar ou piscina, pois são mais agressivas a pele e pioram o processo de inflamação da pele. Tome bastante liquido para manter a pele hidrata por dentro também. Nos horários entre o nascer do sol até às 10h e de 16h até o pôr do sol, o bronzeado produzido é mais duradouro e mais intenso com o passar dos dias.
A alimentação também é importante para manter um bronzeado saudável. Alguns alimentos potencializam e prolongam o bronzeado. Para funcionar perfeitamente, porém, a ingestão desses alimentos precisa acontecer 20 dias antes da exposição ao sol. Alimentos de cor avermelhada e alaranjada, como cenoura, pimentão, tomate, melão, beterraba e outros tem vitamina A, que auxilia na produção da melanina.
Alimentos ricos em vitamina C, como acerola, limão, kiwi e laranja, auxiliam no bronzeamento e ainda combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Alimentação balanceada, sol no horário certo e proteção são o necessário para um bronzeado perfeito. Nada de ficar torrando no sol o dia todo achando que vai ficar com a cor perfeita em poucas horas.
Fotos: Reprodução