séries relax
5 séries relax para curtir em um dia de preguiça
20 de maio de 2022
nova temporada de Stranger Things
Primeiros minutos da nova temporada de Stranger Things são divulgados na Internet!!!
23 de maio de 2022

Sabe aqueles dias em que o trabalho tá puxado e a cabeça parece que vai explodir? É preciso tomar cuidado com o estresse e o cansaço! já que, de acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamat), o burnout acomete mais de 30% dos trabalhadores do Brasil. Pensando nisso, o Pátio Hype preparou essa matéria para você com dicas práticas para evitar o problema. Confere aí!

Antes de mais nada, o termo “burnout” refere-se a condição de estresse que leva a uma exaustão física, mental e emocional severa. Além disso, o termo em inglês significa “queimar até se reduzir as cinzas” fazendo referência ao estado de exaustão causado pelo excesso de trabalho.

Ainda nesse sentido, quando o estresse crônico do trabalho não é gerenciado de forma positiva e o “Burnout” aparece, existem três facetas do problema:

  1. Energia zerada – O sentimento de exaustão é tão grande que o cansaço continua até mesmo após alguns dias de descanso;
  2. Sentimentos negativistas – Falta de identificação com o trabalho, desmotivação relacionados ao emprego;
  3. Redução do desempenho profissional -A produtividade cai e o funcionário se sente mal em relação às tarefas que realiza.

Ainda assim, existem problemas físicos que a síndrome pode trazer. São eles:

  • Insônia;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Palpitações.

Como previnir o Burnout

Por mais que o estresse no trabalho seja inevitável, a exaustão causada por ele pode ser melhor administrada! Pensando nisso, confira as dicas que o Pàtio Hype preparou para evitar de vez esse problema tão sério.

1 – Movimente-se!

Em primeiro lugar, atividade física é sinônimo de saúde, não é mesmo? Por isso, é importante manter-se ativo para acalmar o corpo e a mente. Vale lembrar, que não estamos falando de horas sem fim de academia ou de treinos explosivos de Crossfit, ok?

Aqui, o importante é utilizar o esporte como forma de acalmar os ânimos. Treinos rápidos e caminhadas curtas são ótimas opções e já fazem o trabalho. Com isso em mente, dançe, corra, nade. Vale de tudo, só não vale ficar parado.

2 – Alimente-se bem!

Em segundo lugar, uma dieta balanciada é essencial para manter a saúde. Além de diversos benefícios para o corpo, uma alimentação balanceada, repleta de ácidos graxos e ômega 3 pode funcionar até como um antidepressivo natural, ajudando ainda mais a melhorar o seu humor.

3 – Durma bem!

Em terceiro lugar, manter a saúde do sono em dia é essencial para um bom funcionamento do corpo. Lembre-se que você não é um robô! Nosso corpo precisa de um tempo para descansar e se recompor e é por isso que hábitos saúdaveis são tão importantes.

Confira aqui a nossa matéria com dicas para dormir melhor.

4 – Faça pausas!

Em quarto lugar, por mais corrido que seja o seu dia-a-dia, é preciso fazer pausas regulares e fazer isso virar um hábito! Sabemos que é díficil parar de cumprir com as obrigações e é normal sentir um sentimento de que você não pode se afastar das responsabilidades. Mas isso só vai causar um stress e uma exaustão maior.

Para alcançar um melhor rendimento, seu corpo e sua mente precisam descansar adequadamente ao longo do dia.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comnet aqui embaixo o que você faz par se livrar do estresse do trabalho. Lembre-se de descansar e visit o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!

Fotos: reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *