As micro e pequenas empresas do segmento de alimentos e bebidas interessadas em fazer negócios no exterior têm até esta sexta-feira (19) para se inscreverem na primeira edição online do Business Connection Brazil: food & beverage, que acontece entre os dias 22 e 26 de junho. O evento é totalmente gratuito e é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com oSebrae, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Apex-Brasil. As instituições brasileiras organizadoras fazem parte do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).
Para participar, o empresário deve atender aos critérios de seleção estabelecidos pela organização do evento, como atuar no segmento; ter experiência em exportação ou ter um plano de exportação para começar; possuir certificações de qualidade, rastreabilidade e valor agregado aos produtos e ter um site funcional. É recomendável ainda que o participante fale inglês, pois terá contato com potenciais compradores de toda a América Latina, além dos Estados Unidos, Índia, Emirados Árabes , China e Canadá.
A rodada virtual internacional, chamada de Business Connection Brazil: food & beverage, é um dos desdobramentos da Connectamericas.com, plataforma que funciona com uma rede social dedicada a promover o comércio exterior e o investimento internacional, criada pelo BID com apoio do Sebrae. Atualmente, a rede possui mais de 300 mil empresários cadastrados, com potencial de realizar negócios em mais de 170 países. “Será uma semana inteira de atividades online e vamos dar todo o suporte para que as empresas tenham agendas de negócios bem-sucedidas”, comenta o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.
O gerente do setor de integração e comércio do BID, Fabrizio Opertti, , assegura que o propósito comum das instituições envolvidas no evento é apoiar as MPE neste momento de crise sanitária e econômica global. “Este evento só é possível graças a uma aliança histórica entre as mais reconhecidas instituições de apoio empresarial do Brasil, agora reforçada com a participação do BID. Temos muito orgulho de fazer parte deste esforço por meio do nosso apoio contínuo ao Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) para que, depois da rodada, as empresas possam seguir fazendo negócios na ConnectAmericas.com”, destacou.
“Para a Apex-Brasil, as rodadas virtuais fazem parte de um conjunto de ações de suporte às empresas brasileiras para incrementar a geração de negócios internacionais e tornar a nossa indústria mais competitiva, com mais efetividade e menores riscos”, avalia a Gerente de Competitividade da Apex-Brasil, Deborah Rossoni.
Outro parceiro do Sebrae que está junto nesta iniciativa é a Confederação Nacional da Indústria (CNI) que coordena nacionalmente a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), presente nas 27 unidades da federação com foco no atendimento às empresas para assegurar uma atuação competitiva no mercado internacional. “A internacionalização aumenta a competitividade das empresas, com a ampliação de mercados e diversificação da demanda o que se transforma em mais uma alternativa para se conseguir ultrapassar este momento desafiador que vivemos”, afirma Carlos Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI.
Serviço:
As empresas que queiram participar do Business Connection Brazil: food & beverage podem fazer sua inscrição gratuitamente no site bcbrazil.com.
Fotos: Reprodução