Por conta da visibilidade Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, a cachaça e os drinks com o produto brasileiro vem sendo notícia em diversos veículos internacionais. Recém-chegada à Inglaterra, a Ypióca foi notícia no The Guardian, The Times, Metro, no The Telegraph e The Belfast Telegraph, da Irlanda da Norte, e foi assunto do renomado colunista de bebidas Richard Godwin, no Evening Standard.
Cada veículo aborda um aspecto da bebida genuinamente brasileira. O The Guardian sugere aos turistas que estiverem no Brasil, a visita ao Museu da Cachaça, no Ceará. O The Times retratou a caipirinha e disse que a cachaça é “um rum com um pouco mais de intensidade”. O jornalista Sam Wylie Harry, do jornal The Belfast Telegraph, mostra drinks clássicos brasileiros, entre eles a caipirinha, e classifica Ypióca “como suave e versátil para diversos drinks“.
O renomado colunista de bebidas Richard Godwin publicou no site britânico Evening Standard um artigo reverenciando a cachaça, com o título “Copa do Mundo 2014: Como beber como um brasileiro”. Na coluna, o escritor diz que tem ouvido Mutantes, praticado danças brasileiras e aprendendo a ‘amar’ cachaça e a descreve como “espírito nacional do Brasil e que muitas vezes é referida como rum brasileiro.” Como especialista, ele diferencia um destilado do outro, porque “enquanto o rum é destilado a partir do melaço, a cachaça é fermentada do caldo de cana fresco e só depois destilada”.
Ainda sobre a bebida nacional, Richard descreve. “Ypióca é a marca popular brasileira que foi recentemente adquirida pela multinacional Diageo, a garrafa é revestida de palha e tem um paladar de fogo e noz”, define. Em termos “futibolísticos”, ele classifica Ypióca como “mais como Dunga do que Pelé”. O escritor finaliza o artigo com uma aula sobre o preparo de uma verdadeira caipirinha com cachaça, limão, açúcar e muito gelo.
Fotos: Reprodução