Que os cães são animais dos mais espertos que existem, todos os donos sabem muito bem. E que eles também conseguem entender o que estamos sentindo somente pelo tom de nossas vozes você também já sabe, você leu sobre isso aqui no Portal No Pátio!
Mas, será que eles teriam a capacidade de compreender se estamos felizes só em olhar para o nosso rosto, sem escutar nosso tom de voz?
Sim. De acordo com um novo estudo feito por veterinários austríacos, mais especificamente de Viena, cachorros podem saber quando o seu dono está feliz ou quando ele está bravo só ao olhar para o seu rosto.
Porém, para que os cães consigam fazer uma leitura das expressões faciais é necessário que eles participem de um treinamento.
A equipe de pesquisa da Universidade de Medicina Veterinária de Viena conseguiu fazer isso com sucesso. Para o estudo, que já foi publicado no periódico Current Biology, eles ensinaram aos cães como distinguir um rosto feliz de um bravo, ao mostrar para os animais 15 fotos cortadas pela metade.
Depois do tempo de treinamento, foram testadas as habilidades dos cachorros de distinguir os rostos usando quatro novas combinações de novos rostos, novas metades de rostos antigos e cortes laterais dos rostos.
Segundo a pesquisa, ao serem ordenados para escolher entre os rostos felizes e bravos, os cães tiveram um desempenho melhor do que a sorte poderia indicar, mesmo com novos rostos.
“O nosso estudo mostra que cães conseguem distinguir entre expressões faciais de alegria e raiva nos humanos, eles podem entender que essas duas expressões possuem significados diferentes, e que conseguem fazer isso não somente com pessoas que conhecem bem, mas com rostos que nunca viram antes”, afirma o autor da pesquisa e chefe do grupo no Instituto de Pesquisa Messerli da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, Ludwig Huber.
Uma das coisas que mais chamou atenção no estudo foi o fato de que os cães podem interpretar um rosto bravo de forma negativa.
“Esperamos conseguir maiores conhecimentos sobre a extraordinária ligação entre os homens e um de seus bichos de estimação favoritos, e sobre a vida emocional dos animais em geral”, explica Müller sobre projetos futuros que o estudo atual inspirou.
É, nossos bichinhos tão fofos e amados podem ser mais espertos, inteligentes e capazes de aprender algo novo do que nós poderíamos imaginar.
Fotos: AFPRelaxNews/Reprodução