Que grávida nunca acordou no meio da noite com uma cãibra na perna daquelas que dá vontade de sair pulando pelo quarto? A cãibra é um problema na contração da fibra muscular e dói, dói mesmo! Geralmente, ela ocorre pela prática de exercícios físicos excessivos ou devido à ausência de sais minerais no organismo. Na gravidez é normal que isso ocorra porque o corpo da mulher está mudando e se adaptando e, além disso, a alimentação passa a ser dividida entre a mãe e o bebê.
A boa notícia é que apesar de a dor ser forte, ela deve durar no máximo dez minutos e não representa nenhum prejuízo aos músculos da sua querida panturrilha. Mas o que fazer para aliviar a dor? O No Pátio ensina agora!
◊ Quando a cãibra acontecer:
– Faça alongamentos: Comece esticando a perna – com os pés flexionados na sua direção, como os jogadores de futebol que puxam a ponta do pé para si. Dificilmente você conseguirá alcançar seus dedos do pé, mas pode ir mexendo devagar o tornozelo e os dedos. No começo vai doer, mas depois a dor deve melhorar;
– Procure ficar de pé: Só de apoiar o pé no chão (de preferência com o calcanhar) você já deve ter algum alívio. Caminhe um pouco se conseguir;
– Massageie o músculo afetado pela cãibra;
– Tome um banho quente ou coloque uma bolsa de água quente na região afetada.
Depois que a cãibra passa, o músculo pode ficar sensível por até 24 horas. Se essa dor estiver incomodando muito, converse com seu médico. Só ele pode receitar algum analgésico.
◊ E para evitar a cãibra, o que pode ser feito?
– Alongue-se antes de dormir: Se você alongar os músculos da panturrilha várias vezes antes de ir para a cama, pode até impedir completamente que as cãibras aconteçam;
– Tome um banho quente antes de dormir e durma de meias (se você gostar);
– Sempre que estiver sentada movimente o tornozelo e os dedos do pé. Seja no trabalho, em um jantar ou assistindo à TV;
– Coma alimentos ricos em cálcio, magnésio e vitamina C. Você pode tentar comer banana, seguindo o ditado popular. Pode ser que não resolva, mas banana faz bem.
A presença de cãibras na gravidez é uma situação bastante comum e pode ocorrer em qualquer grávida, de qualquer idade. No entanto, se a dor for constante, e não uma cãibra ocasional – ou se você perceber inchaço ou sensibilidade na área, fale com o seu médico. Grávidas estão mais sujeitas à trombose, um problema circulatório grave.
Agora o No Pátio quer saber de você: Quais são os seus truques para amenizar as cãibras durante a gravidez?
Fotos: Reprodução.