A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 7 a 10 de janeiro de 2016, o espetáculo Metrópole. Criado por atores cearenses do grupo Inquieta Cia de Teatros, o trabalho junta no palco Silvero Pereira e Gyl Giffony, que assina a direção, interpretando um texto de Rafael Barbosa. A peça “Metrópole” coloca o público diante dos irmãos Caetano (Silvero) e Charles (Gyl), que há tempos não se viam. O drama se estabelece a partir dos movimentos da vida que separaram esses dois e agora os colocam frente a frente. Caetano, desiludido com o teatro, passou a viver da venda de bolos e doces que faz por encomenda. Um dia, ele recebe a visita de Charles, jovem ator, que tenta instigar o irmão novamente para a arte do palco.
“O espetáculo fala muito de desejos e perdas a partir da vida de dois irmãos atores. A força e as frustrações deles, que estão em jogo no espetáculo, têm gerado uma conexão forte com quem assiste”, comenta Giffony, “todos nós temos desejos que, por algum motivo, um dia abrimos mão”. O público se vê refletido, literalmente, em Metrópole.
A peça estreou em 2012 na sala de dança Hugo Bianchi (Theatro José de Alencar), lançando mão da estrutura do espaço para refinar o jogo de cena. Acomodada em frente ao grande espelho, a plateia vê o desenho do espetáculo se traçando sobre seus próprios rostos e corpos.
Como a encenação se constrói a partir de espaços não convencionais, na CAIXA Cultural Fortaleza as sessões vão acontecer na sala de ensaios, possibilitando à plateia conhecer mais um espaço do prédio histórico. Para Gyl Giffony, “apresentar Metrópole na CAIXA Cultural Fortaleza é abrir um novo encontro do público fortalezense com o espetáculo, e também viabilizar a participação da forte cena teatral cearense nesse espaço, portanto, um momento valioso para a cidade”.
Para quem ainda não sabe muito sobre o espetáculo, vale a pena conferir abaixo um trechinho do que vem por aí!
[youtube width=”850″ height=”580″]https://www.youtube.com/watch?v=LM5OS3zmq0Y[/youtube]
Sobre a companhia
A Inquieta Cia. de Teatros é formada por Andrea Pires, Andrei Bessa, Gyl Giffony e Silvero Pereira, artistas de trabalho reconhecido na cena cearense, que se conheceram no Curso Superior de Tecnologia em Artes Cênicas do então CEFET e passaram a trabalhar juntos desde 2006. O coletivo se chamava Grupo 3×4 de Teatro e, em 2012, com a estreia de Metrópole, passou por uma reformulação. Os caminhos dessa Metrópole se estendem para além das fronteiras de Fortaleza, o espetáculo já se apresentou em cidades como Crato (CE), Juazeiro do Norte (CE), Natal (RN), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
Serviço:
Teatro: Metrópole
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 7 a 10 de janeiro de 2016
Horário: quinta-feira a sábado, às 20h e, domingo, às 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)
Duração: 58 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Vendas a partir de quarta-feira, 06/01
Horário da bilheteria: 10h às 20h
Informações Gerais:
Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza
(85) 3453-2770
Fotos: Reprodução