Seis fenômenos astrológicos para você conferir em 2014, salve as datas no calendário!
O céu em 2014 promete roubar a cena com espetáculos celestes. Diversos fenômenos astrológicos poderão ser vistos durante o ano, com destaque para o eclipse total da Lua, que poderá ser visto em todo o Brasil no mês de abril. Ainda haverá eclipse solar, chuvas de meteoros, super Lua e outros. Confira!
Eclipse solar
Os eclipses solares acontecem quando o Sol, Terra e Lua se alinham e a Lua fica entre os dois. Uma parte do planeta pode ver o satélite bloqueando totalmente ou parcialmente a luz do Sol. Infelizmente, não é possível apreciá-lo em todo o mundo e o Brasil não verá nenhum em 2014. Para observar com segurança, jamais olhe para o sol diretamente. Os danos são permanentes e não use negativos de filme, radiografias ou outros materiais que não sejam indicados para tal uso.
Em 2014, haverá eclipse solar anular dia 29 de abril, que poderá ser visto da Antártida e da Austrália e dia 23 de outubro, eclipse parcial, onde os moradores do norte do Oceano Pacífico e América Norte terão o privilégio de conferir.
Eclipse lunar
Esse ocorre quando a Terra fica alinhada entre o Sol e a Lua. A Terra projeta uma sombra no satélite que pode ficar com uma cor avermelhada, na área da penumbra, ou mais escura e cinza. Esse fenômeno pode ser conferido a olho nu e dura cerca de 4 horas.
No dia 15 de abril, haverá um eclipse lunar total e poderá ser conferido do leste da Ásia, leste da Austrália, Oceano Pacífico, América do Norte, América do Sul e Oceano Atlântico. Portanto, os brasileiros poderão conferir o fenômeno. Outro evento acontecerá no dia 8 de outubro, mas só poderá ser visto do leste da Ásia, Austrália, Oceano Pacifico e da América do Norte.
Chuvas de meteoro
Conhecido popularmente como “estrela cadente”, acontece devido a entrada de fragmentos de rochas na atmosfera terrestre. Como entram em alta velocidade, acontece uma combustão ao entrar em contato com o oxigênio e deixam rastros de luz no céu, durando poucos segundos.
Para conferir, é preciso conhecer um pouco as constelações. Dia 21 e 22 de abril ocorre na direção da constelação de Lira. Já nos dias 5 e 6 de maio, na direção da constelação de Aquário; 27 e 28 de julho também na direção da constelação de Aquário. Já no dia 12 de agosto, ocorre na direção da constelação de Perseu e no dia 22 de outubro próxima a constelação de Órion, onde ficam as chamadas “Três Marias”. Por fim, no dia 13 de dezembro acontece próximo a constelação de gêmeos. As chuvas variam de 10 a 75 meteoros.
Cometas
Os cometas são compostos basicamente por gases e poeira congelados e eles giram ao redor do Sol. Ao aproximar-se do Sol, o material evapora e causa uma nuvem extensa, sendo varrida pelo vento e formando a famosa cauda.
Quatro cometas passarão próximos a atmosfera terrestre no período de maio a dezembro. O cometa Halley é o mais conhecido, passando pela Terra a cada 76 anos. A próxima passagem é em 2061.
Super Lua
O fenômeno ocorre quando o satélite fica mais próximo da Terra. Ocorre uma vez por ano, na sua fase nova ou cheia. A Lua fica mais brilhante e o tamanho pode parecer 14% maior. Em 2014, ocorrerá no dia 10 de agosto, às 17:44 será o momento de menor distância: 356.896 km.
Planetas
Às vezes, o que pensamos ser estrelas podem ser planetas. Esse ano será possível ver Marte, no dia 8 de abril. Será uma das melhores oportunidades para observação. Já no dia 18 de agosto, Vênus e Júpiter estarão mais próximos um do outro no céu, uma hora antes do amanhecer, mas essa proximidade é apenas aparente.
O que não vai faltar é motivos para apreciar o céu e seus fenômenos nesse ano. Que tal marcar no calendário e programar um passeio para locais mais apropriados para conferir as atrações? Quando se trata de fenômeno astrológico, todo mundo se encanta.
Fotos: Reprodução