Fazer uma reflexão sobre a questão da crescente população em situação de rua no Brasil é deparar-se com a realidade de milhões de pessoas, que todos os dias estão sujeitas ao retrato mais cruel da miséria social que se aprofunda em diversos ramos da esfera pública. São pessoas que constroem nas ruas suas próprias histórias, buscando alternativas para o banho, necessidades fisiológicas, alimentação, vestuário… E mais do que é isso, buscam sobreviver.
Atento a essa realidade que faz parte das ruas, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho (PROS), reuniu-se na última terça-feira (29) com representantes das pessoas em situação de rua de Fortaleza. O encontro faz parte dos desdobramentos do Pacto por Fortaleza em Ação, que durante oito encontros debateu os problemas envolvendo o Centro.
Os moradores, que se concentram no Centro da cidade, apresentaram uma pauta de reivindicações, que visam à reinserção na sociedade. Destacando ainda, a importância da criação de um Comitê Municipal para a população em situação de rua e de emenda ao Orçamento Municipal para a construção de uma Casa de Apoio exclusiva.
Também foram alvo da conversa a mediação da Câmara junto a Policia Militar e à Guarda Municipal de Fortaleza e órgãos de políticas públicas voltadas para a população de rua. Os representantes atentaram para as dificuldades na inserção das pessoas em situação de rua no mercado de trabalho, tendo em vista que eles não têm como apresentar endereço fixo. Diante da questão os moradores que integraram o encontro apontam como solução a concessão do aluguel social.
Acolhendo as reivindicações, Salmito Filho solicitará as Secretarias envolvidas nas problemáticas uma mediação da situação. Os moradores apontaram a existência de um projeto na Habitafor para a construção de Casa de Apoio exclusiva, que será solicitado pelo presidente.
Um novo encontro está previsto para a próxima semana.
Fotos: Reprodução.