Nesta terça-feira (19), os vereadores de Fortaleza votarão projeto de lei enviado pelo prefeito Roberto Cláudio, que atribui a fiscalização do trânsito, hoje sob a responsabilidade da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) na Capital, à Guarda Municipal de Fortaleza. O projeto é bastante polêmico e divide opiniões na Câmara Municipal.
De acordo com o texto da proposta, a Guarda Municipal deve tomar conta do trânsito, mediante convênio com os órgãos estadual e municipal que forem delegados pelo chefe do poder executivo do município. O texto visa fazer alterações em um projeto enviado à câmara pelo vereador Márcio Cruz (PROS), em dezembro de 2014, onde o poder de fiscalização era atribuído à Guarda Municipal de Fortaleza. Na época, o projeto, aprovado pela câmara, foi vetado por Roberto Cláudio, que alegou defeito de iniciativa.
Para o líder do governo, vereador Evaldo Lima (PC do B) a mudança é necessária e será essencial para garantir a mobilidade urbana da Capital. “Essa mudança, ela permite que o trânsito de Fortaleza seja mais organizado e que tenha uma maior fluidez”, opinou.
Mas o clima no momento da votação não deve ser nada amsitoso. Em dezembro, na votação do projeto de Márcio Cruz, agentes de trânsito e Guardas Municipais entraram em conflito, na frente da sede da Câmara Municipal. Mesmo com o enfrentamento, ninguém foi preso.
E você, o que acha dessa proposta? A atribuição da fiscalização de trânsito à Guarda Municipal deve dar uma melhorada no trânsito de Fortaleza? A gente torce para que sim.
Foto: Reprodução/Érika Fonseca