Na manhã da última segunda-feira (21), a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma sessão solene para homenagear o Instituto de Educação Portal (IEP). A iniciativa foi do vereador do Partido dos Trabalhadores, Dr. Vicente.
Propondo um modelo de educação integral e continuada, focada na formação profissional com o intuito de contribuir com a efetivação das políticas públicas, gerando capital humano e social, o IEP é uma organização sem fins lucrativos. O objetivo é fomentar a inclusão econômica, social e cultural, através de ações conjuntas para o desenvolvimento de atividades na área de educação profissional de jovens e das pessoas com deficiências de Fortaleza.
Durante a solenidade o parlamentar destacou que a homenagem servia para evidenciar a importância de reconhecer os valorosos trabalhos prestados pelo Instituto à sociedade. Dr. Vicente também ressaltou que o Instituto de Educação Portal tem um trabalho de articulação com as comunidades, governos, ONGs, empresas privadas, instituições da sociedade civil e outras, no intuito de contribuir para políticas públicas e geração de capital humano e social.
“A exitosa experiência desse projeto, como verdadeira Escola de Cidadania, deseja ser devidamente congratulada nesta sessão solene”, justificou Dr. Vicente.
Embasados nas ideias do filósofo e pedagogo Jonh Dewey, educadores como Paulo Freire, Phillippe Perrenoud, ou Jacques Delors, pode-se resumir os princípios base do Instituto de Educação Portal nos seguintes tópicos:
– Integralidade da ação educativa pautada nos quatro pilares da educação – aprender a ser aprender a conviver, aprender a aprender e aprender a fazer. Incluímos também o aprender a amar e a respeitar;
– Formação integrada do jovem com enfoque no social, ambiental, cultural, artístico, familiar, emocional e espiritual.
– Protagonismo Juvenil: os jovens como autores ou co-autores de sua vida, sujeitos autônomos.
– Agentes de Transformação Social: estimular nos educandos a produção do conhecimento, o desenvolvimento de ações, projetos sociais que visem transformar a realidade em que vivem.
Fotos: Reprodução.