Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira

Acontece|Atualidades|Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, nesta terça-feira (20), para a outorga da medalha Boticário Ferreira de Fortaleza ao General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, comandante da 10a Região Militar. A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Porto (PRTB), através do requerimento 3969/2017 aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Salmito Filho (PDT), presidente do Poder Legislativo Municipal.

A mesa solene foi composta pelas seguintes personalidades: Adauto Bezerra, ex-governador do Estado Ceará; deputado estadual Manoel Duca, segundo vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, representando o presidente Zezinho Albuquerque; César Cals Neto, ex-prefeito de Fortaleza e o vereador Dr. Porto propositor da sessão solene. Em seguida foi entoado o Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar.

Em sua saudação ao homenageado, o vereador Dr. Porto destacou ser do livro Pequeno Príncipe a famosa frase; ‘tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas’. “Quando cativamos alguém, essa pessoa fica ligada a nós, pelo sentimento, pela responsabilidade que adquirimos em relação ao outro. Isso nos faz ver que devemos retribuir. Estamos aqui para celebrar essa dádiva divina. Graça que só a amizade verdadeira tem a revelar. Os verdadeiros amigos estão conosco, Homenageá-lo nessa noite é algo mais sincero. A rigor, nem precisaria estar aqui como vereador fazendo essa homenagem. Poderia fazer como cidadão comum, pois ele é um amigo. Quando faço essa homenagem aqui é porque ela ganha mais brilho e mais destaque, mas a homenagem é da turma José de Alencar, pois comemoramos 40 anos de aprendizagem juntos”, pontuou.

Segundo o parlamentar, a Medalha é para quem tem serviços prestados e o homenageado, por seu currículo de vários serviços prestados à nação. “Ele tem serviços em todo o Brasil, vemos isso por seu currículo. Quando esteve na Iugoslávia, em missão foi preso, e recebeu no seu retorno ao Brasil, a maior comenda do país por seus atos de bravura do então presidente Fernando Henrique. Do ponto de vista dos valores humanos, é uma pessoa humilde, sem vaidade que valoriza a família, devoto de Nossa Senhora e um homem de Deus”, comentou.

O vereador recordou a convivência com o homenageado desde a década de 70 quando foi colega do Colégio Militar. Citou sua família. Seus pais, irmãos, sogros, destacando ser uma família unida. Relatou que no Colégio Militar ficou conhecido pela disciplina e destemor. “Hoje está a frente da 10a Região. Essa comenda se justifica por tudo que falamos em sua carreira profissional e por ser uma pessoa especial. Finalizo afirmando que a mas bela flor do mundo perde sua beleza, mas a verdadeira amizade é para sempre”, concluiu.

Após receber a Medalha Boticário Ferreira, o General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira observou que se a Casa Legislativa enxergou nele razões para conceder a comenda, disse que divide essa honra com todos seus subordinados. “É impressionante como o Ceará continua produzindo militares, e o nosso Colégio Militar é um dos 13 do país. Temos aqui vários heróis da Pátria. Nasci em 1961, minha família é de Fortaleza. Meu avô paterno, foi César Cals não o governador, mas o ex-dirigente da Santa Casa, prefeito de Fortaleza, que muito fez por essa cidade”.

“Meu pai foi um dos mais respeitados do Exército Brasileiro. Foi homenageado tendo seu nome imortalizado em uma divisão – Manoel Theóphilo. Ele acompanhado de minha mãe Maria de Lourdes foi o esteio de nossa família. Meu pai e quatro de meus irmãos comandaram o 10o GAC e eu comandei por três vezes o Colégio Militar, antes de comandar a 10a Região Militar. Estudei no Colégio Christus, e no secundário no Colégio Militar. Depois fui estudar na Academia das Agulhas Negras e  voltei para servir como capitão. Eu e minha família participarmos de uma forma e outra da vida de Fortaleza, pois foram muitas as vezes que aqui servimos. Essa comenda é dedicada também ao Exército Brasileiro. Muito me honra recebê-la”, destacou.

Em seguida, ele leu a biografia do Boticário Ferreira e disse que receber a mais alta comenda da cidade,  aumenta muito a sua responsabilidade em trabalhar pelo país e pela cidade. “Agradeço ao presidente Salmito, ao vereador Portinho e os vereadores por me dedicarem uma comenda desse porte. Agradeço aos meus subordinados, pois muitas vezes quando estamos em função de comando agente sente o peso da responsabilidade e por diversas vezes passamos por momentos difíceis. O que nos recompensa é quando olhamos para o subordinado, orientamos sobre a missão e ele vai sem reclamar, seja sábado, domingo e feriado e isso é que nos faz ir em frente e lutar por nossa pátria. Agradeço a presença de todos os amigos do Colégio Militar. Todos são pessoas do bem. Nós militares temos isso como apanágio, colocar os interesses coletivos a frente dos pessoais. Estou muito agradecido, orgulhoso pela presença de vocês”, frisou.

No final, ele agradeceu todas as autoridades civis, militares. “Nossos agradecimentos as autoridades da segurança pública do Piauí e Ceará quando trabalhamos juntos nas eleições e para manter a ordem no Rio Grande do Norte e Pernambuco. Minha esposa Eliane que está há 33 anos me acompanhando, meu filho Eduardo e todos os presentes o meu muito obrigado!”

Sobre Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira

Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira é oriundo da arma de Artilharia, da turma de 1982, da Academia Militar das Agulhas Negras. Foi coordenador-geral do emprego do Exército nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, uma das suas atribuições como 2o Subchefe do Comando de Operações Terrestres. Comandante da 10a Região Militar comanda o conglomerado Piauí, Ceará, Maranhão. Filho do general Manoel Theophilo Gaspar e de Maria de Lourdes Gaspar de Oliveira, que geraram oito filhos, sendo que seis são das Forças Armadas.

Cursou o Colégio Militar, entre 1972 a 1978 quando formou-se na turma José de Alencar. Depois formou-se 1982 na Academia das Agulhas Negras. Tem formação em Negociação pela Universidade Argentina; foi instrutor do curso da Academia; Observador das Nações Unidas; Instrutor do Centro Argentino pela Paz; coordenou o treinamento da formação de Paz do Exército Brasileiro; é professor do Colégio militar; chefe da seção da subchefia do Exército Brasileiro, entre outros cargos importantes dentro do Exército Brasileiro.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter