Câmara outorga medalha Boticário Ferreira à primeira-dama Carol Bezerra

Acontece|Atualidades|Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta sexta-feira (27) para a outorga da Medalha Boticário Ferreira a Carolina Cunha Bezerra, primeira-dama do município. A comenda foi proposta através do requerimento de autoria do vereador Carlos Mesquita (PROS), aprovado por unanimidade pelo plenário da casa e subscrito pelos vereadores Salmito Filho, Cláudia Gomes, Idalmir Feitosa, Marília do Posto, Eliana Gomes, Benigno Júnior, Emanuel Acrísio, Didi Mangueira, Eron Moreira, Gardel Rolim, Paulo Martins, Maírton Félix, Professor Elói, Ésio Feitosa e Lucimar Martins (Bá).

A sessão foi presidida pelo presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT) e a mesa solene contou com as presenças do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Estado, representando o governador Camilo Santana; Roberto Cláudio Frota Bezera, ex-reitor da UFC; Luiz Marques, ex-prefeito de Fortaleza; Márcia Machado, pró-reitora, representando o magnífico reitor da UFC, Henry Campos e o vereador Carlos Mesquita propositor da sessão solene

Antes da saudação do vereador Carlos Mesquita, o presidente fez a leitura de uma mensagem do ex-governador Cid Gomes destacando a merecida homenagem à primeira-dama de Fortaleza, pelos relevantes serviços prestados aos irmãos e irmãs fortalezenses.

Em suas palavras, o vereador Carlos Mesquita agradeceu aos presentes e a comunidade Mesquita, Disse ser uma das maiores festas já realizada pela Câmara. “Depois desses 25 anos tenho direito de ousar de ser diferente. Confesso que estou muito satisfeito que não falo só por mim, mas por muitos que com sinceridade desejam homenagear a primeira-dama. Tenho a honra de falar em nome dos meus colegas para prestar uma justa homenagem a Carol Bezerra, o que fazemos hoje ficará guardado no meu coração e nos demais”.

“Carol nasceu aqui mesmo em Fortaleza, mãe de duas filhas, desde cedo começou a reconhecer o que era a palavra família. Como primeira-dama resolveu levar o amor da família para toda cidade. Realizou ações como combate a desnutrição, combate as drogas, sempre com o propósito de fazer com que nossas crianças vivam como dignidade. E é por esse trabalho que faço uma pausa para que as crianças do Instituto Construir possam cantar para você a canção ‘Ele não desiste de Você’. A ONG é administrada pela Fafá Rodrigues”.

Disse que a homenageada é uma pessoa altruísta, que se coloca no lugar do outro. “Honrada e compromissada com o povo de sua cidade. Espelho para mulheres, é uma mulher singular. Desde muito cedo decidiu que nunca deixaria de se indignar com as injustiças da vida”.

Em seguida, o vereador passou a convidar as autoridades e familiares para falar da homenageada. O primeiro foi o presidente da Câmara, vereador Salmito Filho que frisou que a homenageada tem a característica de como primeira-dama sempre compreender a ausência, a distância do prefeito e reunir esse perfil de compreensão e de apoio. “Sabemos da iniciativa ligada a primeira infância que ela lidera que tem grande importância para a cidade”.

Depois Mesquita passou a palavra para o vereador Adail Júnior; “dizer que é mais do que merecida essa homenagem pelo que ela faz em todos os bairros de nossa região, através do programa cresça com seu filho. Quem acompanha esse projeto entende ser mais do que merecida essa homenagem, que também é dedicada a todas as crianças estão sendo atendidas por suas iniciativas”.

O orador seguinte foi o ex-chefe de Gabinete do Prefeito, Queiroz Filho, que afirmou ser a homenageada alguém que realiza muito e que por seu carinho e dedicação leva paz de espírito ao prefeito Roberto Cláudio. “A você dou parabéns pelo seu trabalho, essa homenagem está sendo prestada por todos nós”.

Conforme Carlos Mesquita, Carol Bezerra atualmente está empenhada em Fortaleza, a ações pela infância, como também em benefício de moradores de rua. “Ela teve a solidez de uma família honrada, por isso convido a Dona Ângela e seu Kleber para darem seus testemunhos sobre a filha”.

Seu Kleber disse que Carol, foi sempre muito dedicada ao estudo, e não para naquilo que faz. “Agora está terminando a área de Psicologia, assim como procura acompanhar todo o trabalho do prefeito. Ela vem fazendo esse trabalho em prol de todas as crianças, e vem se preparando para fazer um trabalho da melhor forma possível. Não é difícil falar da pessoa dela, tivemos dois filhos ela, e Felipe que mora em São Paulo. Ela nos dá assistência total”, revelou.

Dona Ângela disse ser um dia de alegria e de emoção grande ver a filha cumprindo a missão de mãe, filha, esposa, de mulher guerreira em beneficio do povo de Fortaleza e das crianças. Ela tem alma de criança e isso eu agradeço muito a Deus”, pontuou.

O prefeito Roberto Cláudio fez seu pronunciamento e registrou que em junho de 1998, começou a namorar com Carol Bezerra. “Tivemos uma breve interrupção de dois anos. Lá se vão 20 anos de convivência. Mudamos muito nesses anos, mas vejo que ela cresceu, amadureceu, melhorou como pessoa, ela é uma filha dedicadíssima, consegue fazer múltiplas tarefas. Ao mesmo tempo é muito presente, companheira e a pessoa mais crítica, e por isso que procuramos acertar juntos. Ela é parte integral desse projeto e se dedica muito para administrar Fortaleza junto com vocês. Eu na condição de fortalezense, digo que é de fato justa essa homenagem, porque ela se tornou a fonte maior de inspiração e articulação dos órgãos da prefeitura em prol da primeira infância. Ela nos ensinou a entender melhor os problemas e agir com mais eficiência. A militante, a mulher a guerreira que tem modificado o compromisso dessa cidade com a causa da primeira infância. Tenho orgulho e ser marido dela”, destacou o prefeito.

Mesquita continuou seu discurso argumentando que a homenageada só distribui bondade por onde passa. O ex-reitor da UFC, Roberto Cláudio Frota observou que Carol tem características especialíssimas. “Tem conseguido tornar visível para os fortalezenses, condição agregadora e de simpatia. Tem referência grande dos pais, mas de vez em quando ela me pede emprestado. Eu considero como filha. Quando eu converso com ela vejo que é uma mãe extremada, mulher dedicada e por isso é vitoriosa no que faz”.

Carlos Mesquita, novamente com a palavra, disse que nessa noite todos presentes exercitam o reconhecimento a essa grande mulher pública, dona de uma grande competência dada por Deus. “Basta ver quantos amigos estão aqui”. Ele convidou as filhas Isabela e Roberta para se expressarem.

“Esses são poucos componentes do caráter de nossa homenageada. Tê-la nessa noite é apenas protocolar. Que Deus abençoe sempre”. Mesquita pediu que as pessoas aplaudissem de pé. Ato contínuo, os alunos da Escola Municipal de ensino infantil professor Luiz Costa fizeram uma homenagem a primeira-dama.

Em suas palavras, Carolina Cunha Bezerra agradeceu os presentes que em plena sexta-feira se deslocaram até a Câmara para prestigiá-la. “Saúdo, as lideranças comunitárias, conselheiros tutelares, familiares e amigos e o Instituto Construir. Agradeço ao vereador pela homenagem aprovada por unanimidade por essa casa. É o reconhecimento pela articulação que venho fazendo nas ações em prol das crianças e adolescentes. Vivemos em uma cidade desigual, uma das estratégias para combater esse mal é incentivar politicas públicas voltadas para a primeira infância”.

Destacou que evidências científicas incontentáveis mostram que é nessa fase que a linguagem cognitiva, posições sociais são refinadas. Minha ação como primeira-dama tem o objetivo de realizar esse trabalho em prol das crianças que vivem em situações de maior vulnerabilidade. Conseguimos avanços, por intermédio de alianças e parcerias, As ações visam ampliar a rede de benefícios. Por isso damos prioridade para as ações de brincar. As crianças aprendem brincando; Realizamos e executamos a implantação de 220 parques infantis apropriados”, detalhou,

“Priorizamos o projeto Criança Crescendo Feliz, com apoio da Secretaria de Educação, de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, do Ministério Desenvolvimento Social, Ministério da Saúde, BID, UFC e ao Instituto da Primeira infância (Iprede). Agradeço aos agentes de saúde e enfermeiros que atuam nesse programa. O objetivo principal é ampliar as competências dos cuidadores. Desde a implantação foram feitas mais de 40 mil visitas domiciliares e foram capacitados mais de 800 profissionais. É muito interessante ver uma criança quando é estimulada dá respostas que esperamos”, asseverou.

No final, ela agradeceu aos servidores, aos parceiros, a sua família, o prefeito Roberto Cláudio, as filhas e os pais, que segundo disse fizeram de suas vidas, a vida dela. “Acredito que parte de minha sensibilidade foi por ter tido uma infância plena e feliz. Ao meu irmão Felipe que mesmo ausente fisicamente, sempre está presente em minha vida”. Citou os funcionários do gabinete, que dão suporte ao seu trabalho. Concluindo, ela dedicou a medalha a todos os parceiros que trabalham em prol da infância em Fortaleza”.

Sobre Carolina Bezerra

Carolina Cunha Bezerra, é bacharel em administração pela Unifor, graduada em Psicologia. Participou como bolsista do programa em Desenvolvimento da Infância em Harvard. Integra ativamente a administração municipal como voluntária, coordenado politicas pela primeira infância, Atua na mobilização pela aprovação da lei pela primeira infância, Conferindo a Fortaleza o pioneirismo de ter um plano dedicado a crianças de 0 a 6 anos com base legal.

Para elaboração de estudos do plano buscou parcerias com o Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado, UFC, Iprede, ONG Primeira Infância Melhor, do Rio Grande do Sul e o BID, tendo como foco central o fortalecimento de vínculos familiares de 0 a 6 anos, proporcionando e incentivando visitas dos agentes de saúde aos bairros das regionais I, V e VI. Em 2017, ela articulou o Programa Criança Feliz e o Cresça com seu Filho, com o Governo Federal, aumentando o quantitativo de crianças participantes e ampliando as ações dos agentes comunitários de saúde.

Articula no município a criação das Praça Amiga da Criança e Areninhas, e a implantação no Conjunto Palmeiras um projeto dedicado as crianças de 0 a 6 anos, através de financiamento para cobertura da educação infantil.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter