Desde 2007, Fortaleza realiza um pré-carnaval com vários blocos carnavalesco e de marchinhas nos entornos da Praia de Iracema. Um dos blocos que têm mais destaque nesse clima de alegria, é o Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra.
O Bloco que foi fundado em 1997, no bairro do Benfica, surgiu através de um grupo de amigos e admiradores do samba. Em relação a escolha do nome do bloco, existem algumas versões. Algumas pessoas dizem que foi devido ao fato de que há algum tempo atrás existiam muitos cachorros na feira realizada aos domingos na Praça da Gentilândia, e em especial uma cadela magra que conquistou os feirantes. O certo é que, seja pela qualidade da matilha ou pela fictícia cadela, a região passou a ser denominada de “Cachorra Magra” e nome do bloco, logicamente, em alusão a esse epíteto.
Na última quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma sessão solene em homenagem ao Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra. A homenagem foi proposta pela vereadora Toinha Rocha (PSOL) e aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.
Durante a solenidade a vereadora afirmou que ao completar 18 anos, o Bloco tem conquistado o prestígio em Fortaleza, sendo um dos mais requisitados para eventos na Capital e disse ainda ser uma imensa satisfação subir a tribuna para homenagear profissionais que nada ganham para levar a alegria para a população.
“Sou muito criteriosa em propor homenagens, mas essa foi fácil pois conhecemos vocês não pela propaganda de jornais e revistas, mas de boca a boca, que é a melhor propaganda. Agora estamos nos aproximando do próximo carnaval, e Fortaleza vai acompanhar a evolução de vocês.”
Após uma apresentação do bloco para os presentes, Toinha Rocha fez a entrega de certificados em homenagem ao grupo e disse que vai apresentar um projeto para tornar o Unidos da Cachorra como patrimônio imaterial de Fortaleza.
A cada ano a bateria do Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra cresce mais e mais, e atualmente conta com mais de 100 integrantes, se tornando uma tradição não só no Pré-Carnaval de Fortaleza, mas também, no cenário musical da cidade.
Fotos: Reprodução.