Diariamente o Instituto Doutor José Frota (IJF), maior unidade de urgência e emergência de Fortaleza, recebe pacientes oriundos de vários municípios cearenses e até de outros estados do Nordeste. Por conta da gravidade em que alguns pacientes chegam ao hospital, o fator tempo é muitas vezes essencial para a eficácia dos procedimentos clínicos e para a garantia da manutenção da vida dessas pessoas.
Observando a necessidade de expandir os serviços oferecidos pela unidade de saúde, a Prefeitura de Fortaleza decidiu construir um prédio anexo do IJF. Esta semana o órgão municipal anunciou que em torno de 90 dias dará inicio a obra e a iniciativa foi repercutida na Câmara Municipal de Fortaleza.
Na quinta-feira (14), o vereador Iraguassú Teixeira (PDT) deu destaque a construção do novo equipamento afirmando que o mesmo trará para o sistema de saúde um grande avanço em termos de mais um hospital de urgência e emergência na capital cearense.
O vereador disse que esteve presente ao local da construção do anexo do IJF junto com a comissão da saúde da CMFor, no sentido de conhecer de perto um programa não só da prefeitura, mas também do Governo do Estado. Segundo Iraguassú, Camilo Santana reconheceu que o hospital não presta socorro só aos munícipes de fortaleza, mas também de outros municípios do entorno da capital cearense.
O projeto do anexo do IJF prevê a oferta de mais 260 leitos, dos quais 30 são de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e os demais nos setores que estão em situação mais crítica em relação à oferta.
O anexo vai ser construído em uma área em frente a sede do IJF, onde atualmente funciona um estacionamento de veículos. Para garantir a comunicação entre os dois prédios vão ser construídas passarelas. Uma área de convivência também vai ser construída no meio do terreno.
Obra:
A obra está orçada em R$ 74,6 milhões divididos entre Governo Federal (50% do valor), Estado (30%) e Município (20%). O complexo ocupará uma área de 13.000m², com quatro andares e com dois subsolos destinados a estacionamentos. A nova estrutura conta com salas cirúrgicas, leitos de recuperação, além de dois serviços antes inexistentes no hospital: ressonância magnética e hemodinâmica. A previsão de entrega da obra completa é dezembro de 2017.
Fotos: Reprodução.