Como é tendência criar novos mecanismos para geração de energia limpa, uma novidade surgiu paea se unir a todas as outras, o que pode diminuir os impactos ambientais, de forma significativa, no futuro. Uma empresa chamada Pavegen Systems criou ladrilhos capazes de gerar energia através dos passos dos pedestres nas ruas. O mecanismo também possibilita o armazenamento da energia produzida em uma bateria de lítio, podendo ser direcionada a outras utilidades, como em sinais de trânsito, postes das ruas, autofalantes e outdoors, ou seja, pode ser usada em equipamentos que consomem pouca energia.
No momento em que o pedestre pisa no ladrilho “verde”, uma luz se acende e cada pedestre possibilita a geração de 2.1 watts de energia por hora. Segundo informações passadas pelo fundador da empresa, Laurence Kemball-Cook, somente 5% da energia produzida é usada na própria luz do ladrilho. A produção do equipamento é totalmente feita com material reciclado, além de ser à prova de água e resistente às diversas condições climáticas. O mecanismo foi testado anteriormente em uma escola e o resultado foi positivo, garantindo que fosse gerada energia para alimentar atividades de recreação nos lugares onde era necessário uso de energia.
Os ladrilhos ecológicos já foram utilizados no Bestival, na Ilha de Wright, e agora estão sendo testados em East London. Em setembro, a empresa fechou um contrato com a comissão de organização dos Jogos Olímpicos de 2012, que acontecerá em Londres, e os ladrilhos serão instalados no cruzamento entre o Estádio Olímpico e o Westfield Stratford City Center Shopping.
Foto: Reprodução.