Hoje é o Dia Mundial da Luta contra à AIDS e, como todos sabem, a forma mais efetiva de se proteger do vírus HIV é usando preservativo durante as relações sexuais. Porém, alguns homens acham desconfortável e dizem à parceira que ao usar camisinha perde-se a sensibilidade na hora do sexo. Nesses casos, a melhor saída é usar a camisinha feminina. Apesar de não ser muito popular, ela é o único preservativo que dá à mulher a autonomia para evitar, ao mesmo tempo, doenças e gravidez indesejada.
O Pátio Hype tem certeza que apenas o fato de poder decidir sobre a própria saúde já é motivo suficiente para você adotar o método, mas decidimos dar outras justificativas. Por isso, listamos as considerações da especialista em sexualidade feminina e criadora do programa online Mulheres Bem Resolvidas, Cátia Damasceno. Veja os motivos:
◊ Previne DST/ AIDS
Este motivo tem que estar no topo da lista. Assim como a camisinha feminina impede a entrada do espermatozoide, ela também evita a troca de secreções genitais ou orais e previne doenças sexualmente transmissíveis.
◊ Tem alta eficácia
O risco de haver falha varia de cinco a 21%. Isso quer dizer que a cada 100 mulheres que usam a camisinha por um ano, de cinco a 21 podem engravidar. Pode parecer muito, mas veja que de 95 a 79 estão protegidas somente com a camisinha.
◊ Você mesma compra e coloca
A camisinha feminina deve ser colocada antes de qualquer contato da vagina com pênis ou a boca. Você não depende do parceiro para se proteger. Onde comprar o contraceptivo feminino? Fácil, fácil. Assim como a camisinha masculina, os preservativos femininos são encontrados à venda em farmácias e supermercados, com valores variados também.
◊ Mais prazer e liberdade
A camisinha ainda tem duas vantagens maravilhosas para nós. A primeira é que o anel externo pode estimular o clitóris ajudando na obtenção de mais prazer. A segunda é que muitos homens consideram o uso da camisinha feminina melhor porque não aperta, como a camisinha masculina, e permite que o pênis fique lá dentro da vagina, mesmo depois do gozo.
◊ Tempo não é problema
Digamos que você saia para jantar com o seu amado e vocês planejaram uma noite mais quente. A boa notícia é que você não precisará colocar a camisinha no restaurante ou mesmo no motel, por exemplo. Você pode colocar a camisinha no conforto da sua casa, porque ela pode ser introduzida até oito horas antes da relação. Isso não é maravilhoso?
◊ Pode fazer sexo mesmo “naqueles dias”
O desejo não marca hora, certo? Então, aqui está mais uma ótima vantagem para não abrir mão da camisinha feminina. Ela pode ser usada mesmo nos dias em que estiver menstruada.
O preservativo desenvolvido para mulheres é diferente do masculino, pois o material utilizado em sua fabricação é o poliuretano, um material mais fino do que o látex. A camisinha feminina mede 15 centímetros de comprimento e oito centímetros de diâmetro, contém dois anéis, um externo e um interno móvel, que não deve ser tirado de jeito nenhum, já que serve de guia para a colocação da camisinha no fundo da vagina.
Agora que você já tem motivos de sobra para se render a camisinha feminina, chegou a sua vez de sacar o preservativo da carteira e se prevenir sem esperar por ninguém.
Fotos: Reprodução.