O bullying é um problema sério em nossa sociedade. O que para muitos é visto como “brincadeira de mal gosto”, na verdade é uma força de preconceito, discriminação e, claro, intolerância. São atos de violência física e/ou psicológica que afetam para a vida inteira quem é afetado por eles.
Para evitar este tipo de violência, várias campanhas anti-bullying são feitas por diferentes empresas, porém uma em especial tem feito rolarem algumas lágrimas… Trata-se da recente campanha lançada pela Burger King dos Estados Unidos, a famosa rede de lanchonetes. E tudo começa com uma simples pergunta: o que você faria se visse alguém sofrendo bullying em algum espaço público? Reagiria ou ficaria apenas olhando, calado, sem fazer nada?
O vídeo mostra um teste que a rede fez. Nele, atores mirins encenavam este tipo de situação. Um acabava agredindo o outro dentro de um Burger King, tudo para ver se alguém reagia àquela situação. Para surpresa de muitos, apenas 12% dos clientes se manifestava de alguma forma em defesa do jovem que estava sendo agredido.
Os demais clientes que fingiram não estar acontecendo nada tiveram uma surpresa em seus lanches. Os funcionários amassaram, praticamente destruíram seus sanduíches. E não é que disso eles reclamaram? Cerca de 95% dos clientes que não falaram nada da violência contra o garotinha reclamaram que seus sanduíches estavam esmagados. Confira o vídeo abaixo:
Ou seja: destruir psicologicamente uma pessoa praticando bullying com ela, ok, mas destruir um sanduíche é inaceitável. Pelo menos essa foi a lógica para a maioria dos clientes participantes do teste do Burger King. A rede resolveu nomear os sanduíches esmagados de Whopper Jr. Bullying e atestou que a ideia da campanha era realmente chamar atenção para como estamos mais preocupados com a gente mesmo do que em ajudar o próximo.
Emocionante, não é mesmo?
Fotos: Reprodução