O copo plástico descartável é um dos produtos mais práticos e mais usados do planeta. Por outro lado, ele também é um dos piores materiais para a natureza. Seu tempo de decomposição está entre 250 a 400 anos.
O copo descartável é hoje o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do mundo. A baixa incidência de reciclagem desse produto se dá por conta do baixo valor pago pelo kg do copo plástico pelas empresas e cooperativas de reciclagem. Elas pagam entre R$0,20 e R$1,00 apenas.
Se você já faz parte da campanha “adote um copo” e usa o mesmo copo plástico a semana no trabalho, sim, você já faz muita coisa! Mas imagina só quantos milhares de copos descartáveis são usados em consultórios, clínicas, salões de beleza e empresas. Um número absurdo desses copinhos vai parar no lixo todos os dias.
Para tentar resolver um pouco desse problema, evitar o uso de copos plásticos descartáveis e diminuir a quantidade de lixo que produzimos todos os dias pelo mundo a fora, a jornalista Fernanda Cortez criou o movimento #menos1lixo.
A ideia é que as pessoas passem a usar copos retráteis no lugar do copo descartável. Por ser retrátil, o copinho pode ser muito bem carregado na bolsa sem ocupar muito espaço e você pode levar para onde for. Ou seja, você vai deixar de usar copos descartáveis em todos os lugares pelos quais passar!
O projeto surgiu depois que a jornalista se revoltou com a situação do nosso lixo após assistir ao documentário “Trashed: para onde vai nosso lixo”.
“O filme é muito impactante e mexeu comigo num grau que eu nunca imaginaria. O que mais me impressionou foi a quantidade de plástico descartada no mundo e que acaba nos oceanos. Sim, aquela história da ilha de plástico no Pacífico, que deve ter duas vezes o tamanho do Estado de São Paulo, existe e é formada por 4 milhões de toneladas de plástico.” Diz Fernanda.
Depois disse, ela comprou alguns copinhos retráteis na internet e não usa mais copos descartáveis há quase dois anos! A ideia sempre foi fazer a contagem de quantos copos ela deixa de usar por ano, porém, só agora ela começou uma contagem oficial no blog que criou para o projeto.
Para se ter uma pequena ideia, só nos primeiros quatro dias do ano Fernanda conseguiu economizar 21 copos descartáveis. Agora imagina durante um ano inteiro. Agora imagina várias pessoas entrando nessa onda de não usar mais copos plásticos, seria bastante lixo a menos produzido no mundo, não é mesmo?
Então, que tal participar do desafio feito pela Fernanda e ter o seu próprio copinho retrátil? O importante é andar com ele por onde for e evitar ao máximo usar os copos descartáveis por aí.
Para saber mais sobre a campanha e sobre a Fernanda é só clicar aqui e ir direto para o blog do projeto. E se você não sabe onde encontrar um copinho retrátil para chamar de seu, você pode encontrar clicando aqui ou em vários outros sites de compra na internet.
E lembre-se, se cada um fizer a sua parte, já é uma enorme ajuda para o planeta!
Fotos: Reprodução