O Brasil é um dos países do mundo que mais mata LGBTI+. Até o dia 15 de maio deste ano, 153 pessoas foram assassinadas simplesmente por sua orientação sexual. Isso mesmo, 153 seres humanos como qualquer outro perderam suas vidas por causa da homofobia, transfobia, ou, em resumo, LGBTIfobia. No dia 17 de maio, é então celebrado o Dia Mundial de Combate a Homofobia, e a rádio Joven Pan resolveu criar uma campanha para a causa. Mas aparentemente, a aposta deu muito errado…
Em sua conta no Twitter, a rádio lançou uma campanha que, de forma bem resumida, pode ser explicada assim: “se você fosse a próxima vítima da homofobia no Brasil, que música você gostaria de ouvir? Responda com a tag #minhaultimamusica”.
#MinhaÚltimaMúsica | Confira nossa campanha: https://t.co/rZEM5b1aPg pic.twitter.com/pOvAaE2e0C
— Jovem Pan FM (@radiojovempan) 17 de maio de 2018
Achou algo estranho? Pois é, a coisa não agradou muito não. Afinal, quem quer morrer para poder ouvir uma música? As pessoas querem é não morrer, afinal, orientação sexual é de cada um e ninguém tem nada a ver com isso, certo?
Na internet, nem todo mundo entendeu o recado, ou preferiu reagir de outro jeito. Algumas pessoas usaram a tag para compartilhar mensagens de respeito aos LGBTI+:
Hoje é o Dia Mundial de Combate a Homofobia no país que mais mata LGBTs no mundo. Não há o que comemorar. Há é que continuar lutando e educar melhor as pessoas contra o preconceito. #MinhaUltimaMusica
— Gustavo Braun (@Braungustavo) 17 de maio de 2018
#MinhaUltimaMusica
Você não precisa ser homossexual para respeitar um homossexual.?️? pic.twitter.com/fIN78Xppz6— Amy Lee? (@AmyLeeReal) 17 de maio de 2018
Mas a reação maior foi de indignação mesmo. Afinal, a campanha não foi lá das melhores…
Querida @radiojovempan, não queremos escolher uma música antes de ser morto. A gente não quer é ser morto. É importante antes de tentar se aproveitar de uma causa, ter gente dela envolvido na sua empresa para ouvir antes de falar. #MinhaUltimaMusica é errado e aproveitador.
— Gabe Simas (@gabesimas) 17 de maio de 2018
Tô imaginando os publicitários da jovem pan reunidos:
“— nossa cara, tô sem ideia de como homenagear o nosso público LGBT pelo dia em combate à homofobia.
— bora criar uma tag sobre qual música eles ouviriam se fossem assassinados amanhã.
— genial.” #MinhaÚltimaMúsica pic.twitter.com/qBPbwd8kMf— VinĪ (@iamvini_s) 17 de maio de 2018
Oi @radiojovempan, tudo bem? No dia de combate a homofobia, a última coisa que quero pensar em qual será #MinhaÚltimaMúsica, sabe porque? Porque eu quero viver MUITO, eu quero ter o direito de ser gay e ter uma vida longa, direito negado a Matheusa, Itaberlly, Alexandre Ivo.
— William De Lucca (@delucca) 17 de maio de 2018
Essa tag #MinhaÚltimaMúsica é ridícula e de super mal gosto. Onde já se viu perguntar qual a última música que uma vítima de homofobia quer ouvir? Temos que incentivar o amor ao próximo, isso sim! pic.twitter.com/b7THeXLYdC
— Pedro Hales (@pedrohales) 17 de maio de 2018
Alô é da @radiojovempan ? To sendo atacado aqui vítima de homofobia toca Sorry da Madonna antes de eu morrer, bjos obrigado! #MinhaÚltimaMúsica pic.twitter.com/XMw8Fpquxk
— LOVE OR Fascination (@JoaoPF84) 17 de maio de 2018
#MinhaÚltimaMúsica Essa campanha é tipo: “eu não ligo que vcs irão morrer, mas pelo menos a gente pode lhe proporcionar a ultima musica, isso é tudo que podemos fazer por vcs, mas já é o bastante”.
— Helrison (@helrisonhebert) 17 de maio de 2018
E aí, o que achou disso de #minhaultimamusica?
Fotos: Reprodução