Campanha da Semana Mundial de Amamentação 2011

Comportamento

Esta semana foi lançando a campanha da Semana Mundial de Amamentação! O ministro da saúde, Alexandre Padilha, apresentou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cartilha com ilustrações de Ziraldo, informa como garantir os direitos das mães e dos recém-nascidos. Este ano, a semana da amamentação será do dia 1° a 7 de agosto!

“É de fundamental importância que todos os segmentos da sociedade ajudem as mães na superação dos obstáculos que muitas vezes as impedem de continuar amamentando seus filhos”, afirmou Padilha

A madrinha da campanha de 2011 é a atriz Juliana Paes e revelou “Desde que engravidei do Pedro, eu queria muito ter parto normal e amamentar. O parto normal não foi possível, mas amamentar eu consegui. O Pedro vai fazer oito meses e adora mamar no peito”. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é o aleitamento materno até dois anos ou mais e com outros alimentos só a partir dos seis meses!

Para a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, a sociedade brasileira precisa apoiar mais as mães. “Muitas mulheres ainda sofrem preconceito ao amamentar em público. É um ato que deve gerar solidariedade, não discriminação”, disse.

No Brasil,  o índice de crianças de até seis meses que se alimentam exclusivamente de leite materno é apenas 41%, porém, o ideal é de 90% a 100%!  “Queremos chegar, sim, a 80% do aleitamento materno exclusivo e precisamos de um conjunto de ações para isso Não depende só do governo, mas das próprias famílias – dos pais, principalmente -, e também das empresas”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter