Campanha Doe de Coração

Comportamento

Atualmente, o estado do Ceará supera a média nacional em número de doadores de órgãos efetivos. Pode se dizer que esse resultado é fruto de uma campanha que vem mobilizando os cearenses a quase dez anos. Trata-se do movimento Doe de Coração!

De acordo com os dados da Secretaria da Saúde do Estado, em 2010, por exemplo, foram realizados 872 transplantes, o que representa um aumento de 13,6% em relação ao mesmo período de 2009. Em se tratando de doação de órgãos, o Ceará ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro. Sem dúvida, a ação é uma grande conquista para o nosso Estado e principalmente, proporciona um benefício incalculável para aqueles que conseguem ser transplantados. Felizmente, nos últimos cinco anos, os números não pararam de crescer!

Ao contrário do que muitos pensam, para se tornar um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Porém, é importantíssimo deixar a sua família ciente dessa vontade. Portanto, se quiser ser um doador, comunique os seus familiares! O primeiro passo é deixar bem claro para eles o seu desejo.

Quando é constatada a morte encefálica (cérebro e tronco cerebral) de um paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar várias outras pessoas! Vale ressaltar que em vida também é possível doar, como por exemplo, parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea. Esse tipo de doação pode ser realizada em caso de parentesco até 4º grau ou com autorização judicial (não parentes).

A Fundação Edson Queiroz tem demonstrado total apoio ao movimento Doe de Coração desde 2003. A campanha já foi até reconhecida nacionalmente pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) com o prêmio Amigo do Doador concedido à Fundação Edson Queiroz em 2008.

O ator Duda Ribeiro já precisou de um transplante. Ele participa voluntariamente da Campanha Doe de Coração. Confira o seu depoimento!

[youtube width=”500″ height=”350″]http://www.youtube.com/watch?v=iF8m2dDr5Yo&feature=player_embedded#[/youtube]

Se você tem dúvidas sobre o assunto, então acesse o site da Unifor.

“Doe de Coração: Transformando espera em esperança!”

 

Foto: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter