Quem disse que o animal de estimação não precisa ter um espaço especial? Assim como você busca conforto dentro de casa, o cantinho do pet também deve ser acolhedor para o seu amiguinho de quatro patas dormir, uma área agradável para brincar, um espaço para guardar seus objetos e, claro, um lugar para comer e beber água. E pode ter certeza que não é muito difícil agradar o seu bichano.
Como a equipe do No Pátio é muito fã desses fiéis companheiros, resolvemos fazer um DIY com uma seleção de inspirações divertidas para montar o cantinho do seu pet em casa e proporcionar uma vida feliz e cheia de regalias para o seu bichinho de estimação. Vamos conferir?
◊ Casinha feita com paletes
Além de muito charmosa, as casinha feitas com paletes são seguras e incrivelmente resistentes.
Você irá precisar de:
– 4 ou 5 caixas de feira em bom estado, ou paletes para fazer uma casinha maior;
– 1 lápis para marcar;
– 1 serra para cortar a madeira;
– pregos;
– martelo;
– cola de madeira;
– garrafas pet para o telhado.
Passo a passo:
Desmonte as caixas, ou os paletes, utilizando o martelo. Após ter desmontado cada peça, você passa a ter as peças de madeira que serão utilizadas para construir a casinha. Primeiro, alinhe as ripas lado a lado, apenas para fazer a marcação da parte da frente e de trás da casinha. Depois de alinhadas, desenhe na madeira o formato de um triângulo em ambas as fachadas, este será o lugar onde o teto será apoiado. Procure sempre riscar este corte muito bem medido para que não haja defeitos em seu projeto.
Para unir as ripas de madeira que irão compor a fachada, você deve pregá-las em outras ripas perpendiculares, utilizando alguns pregos. Provavelmente as ripas irão estender-se pela lateral das fachadas. Depois de tê-las pregado adequadamente, risque uma linha na posição onde a ripa sai da fachada, em seguida, corte-a.
O próximo passo é desenhar a porta da casinha. Para isso, escolha uma das fachadas e risque onde você deseja que fique a porta. Não esqueça de riscar sempre cuidadosamente para que a porta fique bem recortada. Você pode fazer primeiro um quadrado e depois ir ajustando para fazer a parte superior arredondada, ou se preferir pode fazer a portinha quadrada mesmo, fica bem mais fácil de cortar!
Una as duas fachadas, utilizando para isso as ripas previamente cortadas no tamanho ideal. Fixe as no teto da casinha sob a lateral das fachadas com pregos. Desta maneira sua casinha começa a tomar forma. O próximo passo é pregar as paredes da casinha no piso. Prossiga da mesma forma que você fez as fachadas e o piso, tomando o devido cuidado para não sair da medida.
Você vai precisar revestir o telhado com as garrafas pet, colando-as com cola e não esquecendo de sempre cobrir uma garrafa sobre a outra para que possam isolar o telhado perfeitamente. Lembre-se de não deve perfurar o plástico com grampos ou pregos porque isso pode causar pequenos vazamentos. Para que fique mais charmoso e protegido, utilize ripas de madeira mais largas, a fim de cobrir as paredes da casinha, formando uma espécie de beiral protegendo a casinha da chuva e criando uma pequena varandinha de proteção na entrada.
◊ Casinha feita com caixa de papelão
Você irá precisar de:
– 1 caixa de papelão grande;
– 1 camiseta velha;
– 1 almofada velha.
Passo a passo:
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=igH1GsxOOSc[/youtube]
◊ Casinha com bacia
As casinhas de plástico são, sem dúvida, muito mais fáceis de limpar. Essa é uma opção de cantinho do pet mais leve e fácil de movimentar.
Você irá precisar de:
– 2 bacias de plástico;
– 1 almofada;
– 1 faca;
– lacres;
– Chave de fendas;
– Decoração de sua preferência.
Passo a passo:
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=Uij4Z-3YYJo[/youtube]
◊ Casinha de monitor de TV/PC
Se você tem um monitor quebrado e não sabe o que fazer com ele, essa casinha para o seu amiguinho de quatro patas pode ser uma boa opção.
Você irá precisar de:
– 1 monitor velho;
– ferramentas;
– 1 almofada velha;
– luvas de segurança;
– Decoração de sua preferência.
Passo a passo:
Desmonte o monitor com cuidado. Esse processo pode ser feito em casa, mas se você não tiver muita facilidade ou não se sentir seguro para desmontar a peça, não exite em levá-la a alguém que possa fazer isso com segurança. Comece retirando os parafusos e porcas que prendem as peças e desencaixe cuidadosamente cada pedacinho. Remova o suporte, o fundo e todas as peças eletrônicas que puder.
Esse é o momento mais crítico do processo e quem não tiver muita experiência deve pedir ajuda a alguém que saiba mexer com circuitos elétricos. Primeiro garanta o bloqueio da passagem elétrica para só depois separar a tela do circuito. E não esqueça de usar as luvas de segurança contra choques.
Atenção:
Tudo que foi extraído do monitor deverá ser encaminhado para reciclagem ou para o descarte de lixo eletrônico. Jogar todo esse monte eletrônico no lixo comum é garantia de que tudo acabará em um lixão qualquer, poluindo o solo, o ar e os lençóis freáticos.
Agora que você já tirou todos os componentes eletrônicos de dentro do monitor, é hora de remontá-lo. Pegue de volta todos aqueles parafusos e monte novamente a base e a parte de trás do monitor, que agora ficará completamente oco. Nesse ponto a nova casinha já é suficiente para deixar qualquer bichano feliz. Basta limpar e colocar uma almofada na parte de dentro. Mas se você quiser deixar a “obra” perfeita basta decorá-la.
Dar uma casinha para seu cachorro ou gato não é apenas um detalhe: na verdade, ela possui um grande papel na vida dele, proporcionando conforto, bem estar e segurança. Justamente por isso, o No Pátio fez esse tutorial com dicas bem bacanas para o cantinho do pet. Afinal, tudo o que queremos é dar o melhor para o nosso bichinho, não é mesmo?
Fotos e vídeos: Reprodução.