Com o propósito de prevenir e enfrentar situações de violações de direitos humanos, o Projeto Meu Corpo também Pulsa promove ciclo de capacitações para atores que desempenham atividades na Delegacia de Capturas e Vara de Custódia (Decap).
Em alusão ao mês do orgulho LGBQIAP+, ação acontece em cooperação com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do (GMF), Sistema Carcerário e a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). As formações ocorrem de 11 de julho a 08 de agosto.
As formações serão ministradas pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (CEPPM), pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Coedivs), Coordenadoria da Igualdade Racial (Coppir) e Ministério Público do Trabalho (MPT-CE).
Eixo de atuação do programa
Neste primeiro eixo de atuação do programa, o objetivo principal é informar e preparar os colaboradores que atuam diretamente na Decap sobre temas inclinados à prevenção de torturas e maus-tratos, comunicação não-violenta, escuta ativa, acolhimento humanizado e integral às mulheres e pessoas que menstruam, respeito ao nome social, ao uso do banheiro de acordo com o gênero com o qual a pessoa trans se identifica, apreensão de leis, decretos e ações voltadas para coibir violações de direitos em razão da identidade de gênero e orientação sexual, promovendo espaços de capacitações, palestras, rodas de conversa, workshops e cines-debates.
Fotos: Reprodução / Fonte: PMF
Pátio Hype