Ações socioeducativas para autoestima, lazer, integração comunitária e formação sobre direitos. Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua (19), a capital realiza uma semana de programação em seus equipamentos voltados para este público.
De segunda a sexta-feira (14 a 18), os dois Centros de Referência para População em Situação de Rua (Centros Pop Centro e Benfica) e o Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua proporcionam diversas atividades. E não para por aí! Na quarta-feira (16), será realizado o II Torneio de Futebol da PopRua de Fortaleza, das 8h às 17h, na Praça do 5º Batalhão. O evento pretende reunir cerca de 200 pessoas. Haverá entrega de troféus e medalhas com fornecimento de alimentação aos participantes.
Serviços oferecidos na capital
Para a população em situação de rua em Fortaleza, a Prefeitura oferece serviços em 17 equipamentos municipais, que realizam diariamente cerca de 2.600 atendimentos. A assistência social oferece alimentação diária, locais de acolhimento, pousadas sociais, aluguel social, Espaços de Higiene Cidadã, Centros de Convivência, Casa de Passagem, Refeitórios Sociais e os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), onde é feito acompanhamento para acesso à documentação oficial, Cadastro Único para Programas Sociais, atendimento psicológico e jurídico, entre outros serviços.
Os atendimentos em saúde são realizados pela Prefeitura por meio das seis equipes do projeto Consultório na Rua que percorrem a cidade com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social e agente social.
Fotos: Reprodução / Fonte: SDHDS