Caprinos e ovinos apresentam crescimento no Ceará em 2016

Acontece|Ceará|Economia

Não é de hoje que a criação de caprinos e ovinos no sertão do Ceará é apontada como uma opção viável e rentável. Em um ano marcado pela seca e dificuldades, a boa notícia é que a caprinocultura e a ovinocultura continuam se destacado no agronegócio cearense e vêm conseguindo manter um aumento na capitação de leite e reserva alimentar, como palma e sorgo, elevando os números da pecuária no estado.

O balanço foi apresentado, na terça-feira (20), pela Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, com apresentações de resultados e debates sobre os projetos para o próximo ano. Atualmente a Coape administra 62 projetos em todo o Ceará.

De acordo com o coordenador, Márcio Peixoto, com a reserva alimentar, os animais ficam mais fortes e procriam com mais rapidez, aumentando o número de rebanhos. “Houve uma queda pouco significativa no número de bovinos, apenas 1,44%, porém os caprinos e ovinos aumentaram significativamente, o que é uma grande conquista e alegria para a pecuária do Ceará”, comemorou o coordenador, frisando o aumento de 52% nos caprinos e 56% nos ovinos, ambos registrados pela Adagri.

caprinos-e-ovinos-2

Ainda segundo o coordenador, a capacidade de adaptação dos caprinos e ovinos, mesmo com a dificuldade de oferta de forragem, faz com que a equipe se empolgue mais para preparar o produtor para a melhoria de produtividade por animal.

Saiba mais:

A caprinocultura e a ovinocultura têm se destacado no agronegócio brasileiro. A criação de caprinos, com rebanho estimado em 14 milhões de animais, distribuído em 436 mil estabelecimentos agropecuários, colocou o Brasil em 18º lugar do ranking mundial de exportações. Grande parte do rebanho caprino encontra-se no Nordeste, com ênfase para Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. A ovinocultura tem representatividade na região Nordeste e no estado do Rio Grande do Sul. Carne, pele e lã estão entre os principais produtos. A produção de leite de cabra é de cerca de 21 milhões de litros e envolve, em grande parte, empresas de pequeno porte.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter