filmes picantes
5 filmes picantes para curtir neste Dia do Sexo
6 de setembro de 2021
Festival Gastronômico Sabores do Ceará 2021 termina nesta terça-feira (7)
6 de setembro de 2021

Carência de vitaminas – Quais os sintomas?

vitaminas

Todos sabemos a importância que as vitaminas tem para a nossa saúde como um todo, não é mesmo? Esses nutrientes minúsculos regulam as funções do corpo e auxiliam na nutrição. No entanto, a carência de vitaminas pode causar alguns sintomas nada agradáveis. Pensando nisso, o Pátio Hype preparou essa matéria para você aprender o que a falta de cada vitamina faz no corpo. Confere aí!

Antes de mais nada, uma alimentação adequada é essencial para manter a saúde em dia. Por isso, é importante ter uma dieta rica em nutrientes, minerais e vitaminas que regulam o funcionamento das células e previnem inúmeras doenças. 

Além disso, cabelos sem brilhos, unhas fracas e hematomas frequentes pelo corpo, são algumas das reações do seu corpo quando está sem vitaminas suficientes. Essas são as formas que o organismo tenta chamar a sua atenção quando algo não está certo. Logo atente-se para ouvir os sinais!

carência de vitaminas / saúde

1.Aftas

Em primeiro lugar, As aftas podem aparecer por problemas estomacais, como a gastrite, assim como, por causa de estresse ou ansiedade. Porém, elas também podem surgir pela ausência de vitamina B12.

carência de vitaminas / saúde

Também chamada de cobalamina, essa vitamina é encontrada em alimentos de origem animal como carnes, leite, frutos do mar e ovos. Essa vitamina garante o metabolismo das células especialmente as do trato gastrointestinal, do tecido nervoso e da medula óssea.

2.Cabelos finos e quebradiços

Em segundo lugar, a vitamina também faz total diferença na força dos fios do seu cabelo. A anemia e o ferro são algumas das causasjuntamente com a carência da biotina (vitamina b7) e é indispensável consultar um especialista para saber qual o tratamento indicado para você.

Responsável por regular a expressão dos nossos genes e presente em processos como manutenção dos níveis de glicose no sangue e na composição de unhas e cabelos, é possível ingerir essa vitamina através de aspargos, espinafres, cereais, arroz e dessa forma você estará nutrindo o seu organismo com alimentos ricos em vitamina B.

vitaminas / saúde

3.Fadiga

Em terceiro lugar, a fadiga pode ser resultado de pouca quantidade de potássio ou de vitamina D no seu corpo. Ao sentir fadiga, analise também os sintomas que a acompanha. Por exemplo, cansaço, falta de apetite, náusea e fraqueza, pois significa baixos níveis de magnésio.

A vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio e fósforo e é importante para a manuntenção de ossos fortes.

4.Hematomas

Em quarto lugar, é preciso ficar atenta se você tem facilidade de ficar com marcas roxas pelo corpo, mas nunca lembra como elas apareceram. Esses sinais podem indicar uma falta de vitamina C no organismo. Quando os hematomas surgem mais evidentes, é sinal de que os vasos sanguíneos estão fracos. O colágeno os fortalecem e ele está presente na vitamina C.

Também conhecido como ácido ascórbico, essa vitamina não é produzida pelo corpo e deve ser ingerida diariamente na alimentação. 

5.Imperfeições nas unhas

Sabe as manchas brancas nas unhas? Elas indicam que você está com problemas de absorção de vitaminas. Unhas quebradiças e listras verticais, por exemplo, são grandes indicadores.

É preciso estar atento aos sinais relatados acima, mas, antes de qualquer decisão, consulte um médico para que ele possa esclarecer todas as suas dúvidas, combinado?

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comente aqui embaixo o que mais você quer ver por aqui. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *