Caribe e turismo sustentável

EcoFriendly|Sustentabilidade

Os países que formam a Associação de Estados do Caribe (AEC) pretendem se transformar no primeiro bloco de turismo sustentável do mundo. De acordo com Alfonso Munera, secretário da AEC, a Associação pretende proteger o meio ambiente e proporcionar o aumento dos voos diretos à região. Essa foi uma das temáticas abordadas durante a XXV reunião do Comitê Especial de Turismo Sustentável na cidade de Antígua Guatemala em maio deste ano.

Segundo Munera, uma das estratégias é proporcionar o desenvolvimento de cada nação que deverá se comprometer com planos de ações que possibilitem o crescimento de alguns indicadores para transformar a região em um destino turístico. Estas ações devem beneficiar o turista e o meio ambiente, oferecendo segurança coletiva aos dois.

Pedro Duchez, diretor do Instituto Guatemalteco de Turismo (Inguat), explicou que existe um “roteiro” para transformar a AEC em uma zona turística sustentável, seguindo os passos da tendência mundial.”Todas as agências de cooperação veem com bons olhos a região que se preocupa com que o impacto econômico do turismo chegue às comunidades”, afirmou o diretor. “Na receita do turista a conectividade é o ingrediente mais importante e será mais viável se nos unimos em bloco”, completou Duchez .

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter