Essa história de que as mulheres gordinhas não podem usar branco, regata, vestidinho curto e biquini é puro mito, pelo menos é o que garante a jornalista e modelo Carla Manso, Miss Plus Size Mulheres Reais 2011.
Em um super ensaio com as tendências para o verão, em São Paulo, ela prova no próprio corpo e no discurso que o conceito de “roupa para plus size” e “roupa para magrinha” é estereotipado! “O importante é acertarmos no tecido e no corte da peça. Antes de tudo, porém, é preciso conhecer o formato de seu corpo para acertar na composição do look”, diz a modelo, que mede 1,68m e pesa 87kg.
Em entrevista ao EGO a modelo deu dicas para as mais cheinhas. Confira!
- Se você tem quadril grande, evite tecidos fluidos nessa área;
- Pode usar calça branca, mas o tecido tem que ser bem firme;
- Estampas de fundo claro, miúdas e listras são proibidas nas regiões que você quer “esconder”;
- Tamanho errado é o pior erro! Fuja das roupas apertadas, que ressaltam a gordurinha;
- Invista em calça, saia e short de cintura alta, porque não deixam o pneuzinho saltar;
- Opte por tecidos como a malha de liganete, que é fresquinha para o verão e não marca;
- Se for usar um vestido mais justo, aposte em uma cinta modeladora que não marque;
- Quando for mostrar as pernas, o truque é lançar mão da meia-calça, que comprime a celulite, ajuda as coxas a não roçarem uma na outra e, se acertar no tom, garante um leve bronzeado.
Carla também ensina como se vestir de acordo com o formado do seu corpo:
Retângulo: Quadris e ombros da mesma largura e pouca cintura. A dica é usar cintos de forma a desenhar a cintura e criar curvas e apostar em saias volumosas e esvoaçantes!
Maçã: Presença da barriguinha, pernas finas, quadril pequeno e busto grande. A dica é tirar a atenção do tronco. Valorize a parte superior com chapéus e colares ou roupas de gola V. Não esqueça as pernas, alongue a silhueta com saltos incríveis.
Pêra: Silhueta alongada, pouco busto, costas pequenas e quadris grandes. A dica é preencher o colo com maxicolar, brincos grandes ou lenços. Mangas bufantes também funcionam. Desvie a atenção do quadril, use cinto na cintura ou abaixo dos seios.
Ampulheta: Ombros e quadris de largura similar, bastante busto, cintura fina. Você ode usar o que quiser, mas equilibre o visual para não sobrecarregar de informações. Só evite peças largas!
Triângulo invertido: Ombros maiores que os quadris. A dica é criar volume no quadril com cintos e arrase nas pulseiras. Optar por blusas com babados na barra e calças de cores fortes pode ser uma boa ideia!
Fotos: Reprodução