Carnaval chegou, a festa vai às ruas e é preciso garantir a segurança dos foliões. Para isso, foi anunciado nesta quinta-feira (23), o Plano Operacional Carnaval 2017. De acordo com o pronunciamento, a operação de segurança para o Carnaval cearense terá o reforço de 3.140 profissionais por dia, distribuídos nas 18 áreas integradas de Segurança (AIS) do Estado.
O período carnavalesco contará com o efetivo de 2.103 policiais militares, sendo eles 324 policiais civis, 615 agentes do Corpo de Bombeiros e outros 36 da Perícia Forense, além de 62 servidores das Coordenadorias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A operação de segurança do Carnaval cearense, que começa às 18 horas de sexta-feira (24) e se estende até as 6 horas da próxima quarta-feira (01), terá o apoio dos comandos móveis e aéreos. Serão duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs), cada uma com 14 câmeras instaladas em uma torre 15 metros de altura, além de quatro aeronaves, sendo uma com imageador aéreo e uma com resgate aeromédico, em regime de plantão 24 horas, para atender os municípios cearenses.
Os helicópteros estarão distribuídos nas três bases da Ciopaer – Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Em cidades litorâneas que costumam receber maior número de pessoas e em regiões com lagoas e açudes, o Corpo de Bombeiros vai complementar o efetivo para atender ocorrências relacionadas com resgate e salvamento de pessoas.
“Da Capital, os agentes de segurança também estarão de plantão no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), onde as ações de segurança serão acompanhadas de perto por meio das imagens geradas pelas câmeras de videomonitoramento, a partir da integração com as unidades de comando instaladas no Interior do Estado”, destaca o secretário da Segurança Pública, André Costa, sobre o trabalho de acompanhamento das ações em tempo real. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social ressalta que não haverá alteração do efetivo ordinário em decorrência das movimentações dos efetivos das forças vinculadas designadas para a segurança do Carnaval 2016.
Operação nas estradas estaduais
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) contará com 601 policiais militares, que atuarão em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). O efetivo diário da corporação contará com 23 pontos fixos nas estradas, cinco postos avançados, 20 postos volantes, 58 motos, 20 guinchos, 68 viaturas e 44 bafômetros.
Fotos: Reprodução