O Carnaval pode ser muito mais que só badalação, uma das épocas mais esperadas do ano, a festa é sinônimo de beleza para quem vai a Veneza, na Itália, neste período do ano. A super festa carnavalesca, que dura cerca de 10 dias, tem uma especie de feição pessoal, muito diferente de qualquer outro carnaval. Sua celebração é um verdadeiro ritual feito pela elite financeira e cultural de Veneza.
As máscaras são sem sombra de dúvidas a grande atração do Carnaval de Veneza. Os personagens que fazem um verdadeiro sucesso no carnaval europeu são aqueles que tem sua origem no teatro, com a Commedia dell´arte. Chamado ainda de all´improviso (de improviso) ou a soggetto (de repente), esse gênero nasceu na Itália no final do século XVI e espalhou-se pela Europa.
Em Veneza, existem hoje, cerca de mil fabricantes de máscaras, consideradas verdadeiras obras de arte: feitas de couro, papel mâché, alumínio ou seda. São peças requintadas, prescindíveis ao ambiente vivido no grande palco de personagens imaginários em que Veneza se transforma durante o carnaval. O entusiasmo e a folia continuam no carnaval de hoje, grande atração turística que chama à cidade um elevado número de estrangeiros.
Fotos: Reprodução