Shows, filmes, maratonas, bailinhos para a criançada, Blocos de Carnaval, além dos projetos apoiados pelo XII Edital Carnaval do Ceará 2018, que trazem apresentações de Maracatus, Escolas de Samba, Blocos, Cordões, Afoxés,”Bandas e Música” e “Bailes e Matinês”. A programação carnavalesca da capital e do interior começou e vem com o objetivo de ninguém ficar parado!
Conhecida pela animação no pré-carnaval, a Capital não deixa a desejar na programação durante o período momino. São atividades no Centro da Cidade (local em que desde o século XIX mais concentrou o Carnaval de Rua de Fortaleza), nos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado, como o Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Teatro Carlos Câmara e Centro Cultural Dragão do Mar e em diversos bairros.
Já no 19º Festival Jazz & Blues, Dori Caymmi, Filipe Catto, Juarez Moreira, Arismar do Espírito Santo e o cearense Macaúba do Bandolim estão entre as atrações desta edição, que acontece de 10 a 13/02, em Guaramiranga, e nos dias 15 e 16, em Fortaleza – Ceará. Do jazz ao blues, passando pelo choro, o forró, a valsa, o mambo… Música do Brasil e universal. Ritmos diversos, arranjos autorais ou ricos improvisos que transformam tudo em um grande encontro da música nos palcos do Festival Jazz & Blues. A 19ª edição acontece de 10 a 13 de fevereiro em Guaramiranga, na região serrana do Ceará, dá uma pausa na Quarta-Feira de Cinzas, e segue com mais programação nos dias 15 e 16 em Fortaleza.
Para os projetos apoiado pelo XI Edital, o Governo do Estado, através da Secult, disponibiliza o aporte financeiro no valor total de R$ 1.189.000,00, atendendo mais de 50 projetos das categorias mencionadas, sendo um deles para a realização do Seminário de Avaliação do Carnaval do Ceará. O XII Edital Carnaval do Ceará 2018 se insere nas políticas de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços vinculados às manifestações Carnavalescas nas várias regiões do Estado do Ceará, com ênfase nos objetivos de contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares tradicionais do Ciclo Carnavalesco; e inserir os Ciclo Carnavalesco no circuito cultural e turístico do Ceará.
Fotos: Reprodução