A maioria das pessoas tem o hábito de consumir pelo menos uma pequena porção diária de carne vermelha nas refeições. Mas esse costume pode estar comprometido. Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, esse tipo de alimentação pode aumentar significativamente o risco de diabetes tipo 2! A divulgação foi feita esta semana na versão online da revista “American Journal of Clinical Nutrition” e é considerada a maior pesquisa do tipo feita até agora!
De acordo com os cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, o risco de desenvolver a doença aumenta 51% com o consumo de 50 gramas de carne vermelha processada por dia, e 19% se o consumo diário for de 100 gramas de carne vermelha não processada. Porém, estes riscos podem diminuir se as pessoas passarem a comer frutas secas, carnes brancas, lácteos pobres em gordura ou proteínas de grão inteiro no lugar da carne vermelha! Por exemplo, se uma pessoa que consome 100 gramas de carne vermelha todos os dias, substituir essa refeição por frutas secas para obter a mesma quantidade de proteínas, o risco de diabetes diminui em 17%. E se forem consumidos cereais integrais, esta porcentagem aumenta para 23%!
“Claramente, os resultados deste estudo têm implicações na saúde pública, em vista da epidemia crescente de diabetes tipo 2 e do consumo de carnes vermelhas em todo o mundo”, disse o autor principal do estudo, Frank Hu. “A boa notícia é que estes fatores de risco preocupantes podem ser compensados, substituindo a carne vermelha por uma proteína mais saudável”, acrescentou Hu, professor de nutrição e epidemiologia.
Você sabia que diabetes tipo 2 afeta 350 milhões de adultos em todo o mundo? Por essas e outras, que uma das melhores maneiras de se cuidar é manter uma alimentação mais saudável!
Foto: Reprodução