Carpinteiras se unem para fazer casas para mulheres sem-teto nos EUA

Hype do Bem|Hypeando|Inspiração da Semana
carpinteiras

O ano é 2020 e a cultura machista, infelizmente, ainda reina. Porém, algumas notícias e iniciativas nos dão esperança de um mundo mais justo e igualitário entre todos – principalmente aquelas notícias em que mulheres se unem para ajudar umas as outras. Foi o que aconteceu em Seattle, nos Estados Unidos, onde um grupo de carpinteiras se uniu para ajudar outras mulheres que precisavam de um lar.

Estamos falando da Woman4Woman (ou MulhersporMulheres, em tradução literal), um grupo formado por carpinteiras que resolveu dar uma ajuda e tanto à outras mulheres que viviam em situação de rua na cidade. Elas se voluntariaram para construir uma pequena vila de casas minimalistas que, posteriormente, foram doadas. E, com essa atitude, um grupo de mulheres pode, enfim, deixar a vida nas ruas para trás.

carpinteiras

Estamos falando da Whittier Heights Village, um conjunto habitacional com 15 casas de 30 m² cada. A vila é Instituto de Habitação de Baixa Renda de Seattle, e conta, ainda, com áreas comuns nas quais estão localizadas lavanderias, cozinha coletiva além de banheiros.

Combate ao machismo e ao preconceito

Estima-se que, hoje, nos EUA, apenas 10% das 10,3 milhões de vagas de emprego na construção civil são ocupadas por pessoas do sexo feminino. E essas mulheres precisam provar, diariamente, sua competência para trabalhar nesse ramo. A ideia de construir a vila surgiu como forma de combater o preconceito em relação ao valor da mulher em trabalhos braçais. Isso porque muita gente ainda acredita que mulheres não são capazes de realizar trabalhos pesados como o da construção civil.

carpinteiras

Sendo assim, um grupo de mulheres carpinteiras se voluntariou para construir a vila e, de quebra, dar palestras e visitar escolas mostrando a todos que lugar de mulher é sim onde ela quiser. Porém, ao ajudar, elas acabaram sendo ajudadas também. Isso porque a Woman4Woman conseguiu dar maior visibilidade às carpinteiras e mostrar que essa pode ser uma carreira viável também para as mulheres.

Alguém ainda duvida que quando um grupo de mulheres trabalha unida, o resultado é quase sempre algo incrível?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter