Em comemoração aos seus 40 anos de estrada, a Companhia Carroça de Mamulengos fica em cartaz com duas peças na CAIXA Cultural Fortaleza entre 16 e 26 de julho. As montagens Felinda e Pano de roda integram a programação especial preparada para o público infantil para as férias de julho.
Com direção de Alessandra Vannucci, Felinda conta a história de uma moça nem feia e nem linda que um dia sonhou em fugir com um circo. Ela fez as malas, mas o circo já havia baixado a lona e partido quando foi procurá-lo. Vendo-se sozinha, desatinou: esqueceu seu nome e de onde vinha, só não esqueceu o circo e, a vida toda, continuou esperando por seu sonho.
O elenco é composto por uma charanga de palhaços, duas duplas de gêmeos, uma bailarina tímida, bonecos reais e seres imaginários que rondam suas memórias. Os personagens são interpretados por Schirley França, Maria Gomide, Francisco Gomide, João Gomide, Pedro Gomide, Matheus Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide, todos membros da mesma família.
Para Maria Gomide, a montagem é uma metáfora lúdica da trajetória do grupo, que, em 2015, completa 40 anos. “Em cena, estamos todos juntos, três gerações da nossa família, que se esforça em colorir corações não somente nos teatros, mas nas ruas e praças de diversas cidades Brasil afora”, explica.
Pano de roda, por sua vez, é uma homenagem ao Mestre Zezito (in memoriam) e um tributo aos palhaços, estes artistas que, com suas gagues, piadas e esquetes, permeiam o imaginário popular. O espetáculo é fruto da memória da companhia, uma verdadeira colcha de retalhos costurada com lembranças, experiências, vivências e aprendizados colhidos ao longo dos anos. A montagem conta as confusões que a chegada de uma trupe circense provoca numa cidade do interior. Estão todos lá: a dona do circo que enfrenta dificuldades para se instalar na cidade, a dupla de desocupados que tenta um lugar na companhia, a bailarina que hipnotiza a todos com sua beleza, o domador sem bichos para seu número, o prefeito que não gosta de “artistas vagabundos” em sua cidade e a filha da autoridade local que se encanta pela magia do circo.
Sobre a companhia
A Carroça de Mamulengos nasceu em 1975, em Brasília, depois do primeiro contato de Carlos Gomide com uma das mais tradicionais formas de teatro genuinamente brasileiras: o teatro de mamulengos. Em 1978, Carlos conheceu Antônio do Babau, mestre bonequeiro, que o estimulou a viajar ao Nordeste a fim de aprofundar seu aprendizado. O nome Carroça de Mamulengos reflete a importância dessa vivência. Em 1982, Carlos conheceu a atriz Schirley França, que se tornou sua companheira e passou a integrar o grupo. Com o nascimento dos sete filhos – Maria, Antonio, Francisco,
João, Pedro, Mateus, Luzia e Isabel –, houve a necessidade de criar uma concepção cênica que possibilitasse a participação de todos. O grupo se diz único no objetivo de manter a tradição, que remonta à Idade Média, de desenvolver um fazer teatral familiar em que as técnicas teatrais são passadas de geração para geração, uma espécie de saltimbancos modernos.
Oficina: Além das duas montagens, a companhia realizará a oficina Brinquedos e brincadeiras, em 25 de julho, às 14h. O objetivo é ensinar os participantes a construir brinquedos tradicionais artesanais, como o roi-roi, currupio, pião, mané gostoso e joão teimoso, entre outros, utilizando materiais reciclados.
Serviço:
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Teatro Felinda
Data: 16 a 19 de julho de 2015
Horário: de quinta a sábado às 18h e domingo às 17h
Duração: 70 minutos
Pátio Externo | Entrada gratuita
Teatro Pano de Roda
Data: 23 a 26 de julho de 2015
Horário: de quinta a sábado às 18h e domingo às 17h
Duração: 70 minutos
Pátio Externo | Entrada gratuita
Oficina Brinquedos e Brincadeiras
Data: 25 de julho
Horário: 14h
Inscrições: 20 a 23 de julho pelo email carroca.mamulengos@gmail.com
Resultado: 24 de julho por email pessoal do participante e na fanpage da companhia
Informações: (85) 3453-2770
Fotos: Reprodução