O ano está apenas começando e você já está com problemas financeiros? Ainda dá tempo de organizar sua carteira. O No Pátio separou alguns mandamentos para você seguir e finalmente ficar com as contas em dia, aproveitar a vida, fazer uma poupança ou programar uma viagem. Confira!
Anote os gastos
O melhor jeito de saber quanto você realmente gasta durante o mês é anotando tudo que consome e tudo que recebe, até os pagamentos variáveis. Assim você fica sabendo se gasta mais do que ganha. E a hora de cortar os gastos fica mais fácil de analisar.
Faça compras à vista
Crie o hábito de comprar à vista e note a diferença em seu bolso. Os cartões de crédito agregam, em alguns casos, juros as parcelas. E comprando a vista você pode pedir desconto. Mas se você já se endividou com o cartão de crédito, o jeito é pedir uma renegociação das suas dívidas e deixar o cartão de lado de uma vez por todas!
Não compre por impulso
Pense bem no que está comprando. Você realmente precisa disso? Esse é o preço mais barato? Faça uma pesquisa, você pode acabar conseguindo encontrar um preço menor. Compras online podem ser baratas do que compradas nas lojas e dependendo do valor, o frete pode até sair de graça em alguns sites.
Melhore a utilização do telefone
Será que você precisa mesmo de uma conta de telefone com tantos minutos disponíveis para ligações? Você pode reduzir o pacote e falar com a pessoa por e-mail, Skype ou até mensagens de texto que são geralmente mais baratas. E tem ainda a opção de encontrar com a pessoa para conversar. Essa é de graça.
Planeje quanto gastar no lazer
Um bom planejamento pode te recompensar com preços mais baixos e uma melhor organização do dinheiro que será utilizado no passeio. Você pode ainda combinar com amigos e familiares para irem juntos, aproveitando muito mais fins de semana e feriados.
Pratique a sustentabilidade
Algumas mudanças em casa podem fazer a diferença. Troque as lâmpadas pelas que gastam menos, tire os aparelhos do modo stand-by. Conserte possíveis vazamentos na rede hidráulica. Tome banhos mais curtos. E apague as luzes ao sair dos ambientes. Parece óbvio, mas muita gente se esquece de fazer isso.
Não acumule as contas
Reveja o vencimento das suas contas. Se necessário, mude a data para logo após receber seu salário e assim evitar multas e juros por atraso. Pagar multa por esquecer de pagar uma multa não vale! Faça uma lista das contas a pagar e o vencimento de cada uma delas. Crie o hábito de pagá-las na data certa!
Seja criativo para presentear
Um bom presente nem sempre é o presente mais caro. Pense em presentes para agradar a presenteado e o seu bolso. Procurar um pouco mais pode te render uma boa economia.
Valorize o seu dinheiro
O dinheiro que você tem é o seu dinheiro, seja salário, herança ou prêmio. Cuide do que você tem! Não é ganância! Um centavo é dinheiro, não dispense. Verifique sempre o extrato da sua conta bancária. Deixe sempre sua carteira organizada.
Não deixe o dinheiro escravizar você
O dinheiro é um meio de conseguir as coisas. É a representação do valor para cada coisa vendida ou serviço oferecido. Ele facilita o seu acesso aos serviços. Mas tem decide se ele será usado é você! O que você tem é fruto do seu trabalho. Então, use com sabedoria para agregar conquistas e bem estar.
Então, pegue caneta e papel e comece a fazer a sua lista de ganhos e gastos, para continuar o ano bem e sem apertos. Quem sabe não acontece aquela viagem de fim de ano com a família? Planeje-se e viva sem sustos na hora de pagar a conta!
Fotos: Reprodução